Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Saltos, picos e a influência na rotina

Sabemos que os bebês passam por picos de crescimento e saltos de desenvolvimento que deixam o dia-a-dia uma loucura. Mas como identificar? Seguem algumas referências:

Picos de crescimento - Os bebês ficam mais famintos durante 2 ou 3 dias (em alguns casos, até 1 semana). A Tracy Hogg recomenda dar de mamar naquela noite em que ele acordar esfomeado (nunca deixar chorar ou passar fome!) e, no dia seguinte, aumentar as mamadas. Se dá LM, deixe mais tempo no seio, ou mesmo aumente a frequência (o que é mais arriscado, pois pode gerar um hábito, mas eu acho que é melhor correr esse risco!). Se dá LA, aumente 30ml em cada mamada.



Saltos de desenvolvimento - Dias em que o bebê fica "terrível", resumidamente. Faz manha, fica irritado facilmente, demora para dormir. Ele está crescendo, aprendendo habilidades novas. Seja flexível, mas mantenha a rotina o quanto puder! Tem que ter paciência e consciência dessa fase, essa pequena crise que passa, para não dar espaço para a paternidade acidental.



Observação importante: Vejam que, com 26 semanas (6 meses) um pico de crescimento encontra um salto de desenvolvimento! Isso significa que é uma mudança enorme no organismo do bebê - é quando os médicos recomendam a introdução dos alimentos sólidos, pois o bebê sente mais fome e precisa de mais energia para se movimentar. O mesmo ocorre lá entre 8 meses e meio e 9 meses, quando começa a ansiedade da separação.

O que ajuda a passar por essas fases? Rotina! Porque, tendo uma rotina, você sabe que algo está diferente e que necessidade do seu bebê precisa ser suprida. Preste atenção ao ritmo do seu bebê - alguns são mais adiantadinhos, outros mais atrasados nos picos e saltos. Porém, sabendo mais ou menos em que época ocorrem, fica mais fácil de identificar.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de agradecer as explicações deste blog, estou enfrentando um dos periodos de desenvolvimento do meu bb, ele sempre durmiu a noite toda e está com praticamente 9 meses agora não quer mais dormir no berço e mudei ele pra rede (na hora do desespero kkkkkk, eu cair na paternidade acidental), agora temos q passar a noite balançando ele, mas acredito que o berço esteja pequeno (talvez seja desculpa de mãe, mas o berço dele é daqueles portáteis, passamos por uma mudança de casa quando ele tinha 6 meses e acredito q isso interferiu em muitas coisas)e ele esteja com essa ansiedade da separação durante o dia ele sempre durmiu 20 minutos ou 15, a pediatra nunca me ajudou nesse aspecto, quase fiquei louca mas agora ele já tá durmindo 1 hora pela manhã e umas 2 horas a tarde, as vezes rs!porém a noite ele está tendo dificuldade pra durmi

    ResponderExcluir
  3. me ajude a fazer ele dormi melhor, por favor!

    ResponderExcluir