Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O perigo da superestimulação

Uma tecla em que a Tracy Hogg sempre bate é no perigo da superestimulação. As pessoas agitam demaaaais seus bebês e depois eles não conseguem se acalmar sozinhos. Vejam o que acontece quando um bebê está superestimulado:

- ele não consegue ter um sono tranquilo, e fica se revirando enquanto dorme;
- muito provavelmente ele não conseguirá dormir suas sonecas durante o dia;
- consequentemente, a hora de dormir à noite será um terror;
- o bebê ficará cansado, irritado, choroso o tempo todo;
- ele acordará muitas vezes durante a noite.

Muitos problemas de sono podem ser resolvidos com a diminuição dos estímulos. Algumas dicas para as diferentes fases durante o primeiro ano:

RNs (primeiras seis semanas) - Atividades como trocar fraldas e tomar banho são suficientes. Mas é claro que a família inteira vem visitar, todo mundo quer pegar no colo, papai quer beijar o tempo todo. O que podemos fazer? Diminuir isso tudo na medida do possível. Converse com ele, explique o que está fazendo, dê bastante amor e carinho. É difícil, mas preste atenção no ritmo do seu bebê. Tente fazer atividades calmas na maioria do tempo, para compensar as atividades mais frenéticas e tente não fazer qualquer atividade durante a noite! Quando o bebê acordar para mamar, faça em silêncio, no escuro, e só troque a fralda se estiver com cocô. mesmo assim, seja rápida e silenciosa.

6 semanas a 3 meses - O bebê já fica mais tempo acordado, mas ainda é muito novinho. Ele deve ficar por volta de 1h a 1h30 acordado. Faça qualquer atividade mais agitada depois que ele mamar. Quando passar 1h, já diminua o ritmo. De noite, mesma coisa: o mínimo de atividades. TV, nem pensar. É SUPER estimulante. O mais agitado de todos os brinquedos deve ser o móbile que mexe e toca música no berço. Esse é o nível. Deixe-o na cadeirinha enquanto faz suas atividades em casa. Evite muito colo - é a fase do hábito. Evite cadeirinhas que vibram e tocam música ao mesmo tempo.

3 a 6 meses - O bebê já interage mais e fica mais tempo acordado (cerca de 2h). Atividades mais intensas depois que ele acorda estão liberadas, mas com o cair da tarde, volte à calmaria. Continue colocando para dormir cedo (quando escurecer). Evite a síndrome "coitadinho do bebê" pegando-o no colo a cada coisinha que acontecer. Quando ele chorar por alguma manha, tente fazê-lo parar antes de pegá-lo no colo, para não associar. Faça uma brincadeira, cócegas e, quando ele parar de chorar, pegue-o no colo.

6 a 9 meses - Mantenha o padrão de atividades mais intensas quando ele acorda e vá diminuindo à medida que chega a hora de dormir. Você já conhece bem o seu bebê e sabe o que o deixa mais agitado e mais calmo. Siga sua intuição. Muita coisa muda nessa fase. Tome cuidado para não extrapolar, mas também não o entedie. Muitos bebês nessa fase choram porque querem mudar de lugar, se ainda não engatinham. Observe-o e, se ele se desinteressar do que está fazendo, troque de atividade. Prossiga com a rotina, coloque-o para dormir cedo etc. Boas atividades: jumper, ler livros, segurar objetos, cantar canções de ninar, tapete com brinquedos em volta para estimular engatinhar, levar para conhecer outros bebês.

Acima de 9 meses - Tenha uma rotina flexível, mas não se esqueça de continuar pegando leve com as atividades. Seja rígida com a rotina noturna, para não gerar momentos de terror daqui para frente. Agora o bebê já fica acordado mais tempo (2h30 a 3h), então dá para sair mais, fazer atividades intensas mais demoradas, que não afetem a hora de dormir. Além disso, ele já sabe brincar sozinho pelo menos por uns 45m. Boas brincadeiras: brinquedos de encaixar, piscininha, areia, blocos. Cuidado com a ansiedade da separação, que gera maus-hábitos se você não souber identificar.

2 comentários:

  1. Olá

    Tenho uma enorme duvida! O meu bebe tem 3 meses e dorme cestas de 30 minutos e as vezes quando acorda passado uns 15 minutos ja esta a chorar de sono! Ele não consegue dormir mais, já experimentei tudo! Como consigo que ele descanse mais?

    ResponderExcluir
  2. Oie como sei que meu bebe esta super estimulado quais sao os sinais?

    ResponderExcluir