Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quando meu filho acorda de madrugada, mama muito pouco.

Seu filho pode estar acordando por hábito. Por isso, é necessário responder algumas perguntas:

- O que você faz quando ele acorda? Logo oferece o seio ou a mamadeira? Leva-o para a sua cama? Brinca com ele? Qualquer uma dessas coisas significa que você está desenvolvendo paternidade acidental e o bebê está acordando para obter essas coisas. Se ele mama pouco, você pode ter certeza de que não é fome.

- O que ele faz quando acorda? Está chorando ou está calmo - até sorrindo? Se ele estiver chorando, algo está errado. Veja no texto indicado abaixo como interpretar o choro do seu bebê. Se ele não estiver chorando, certamente foi incentivado a acordar por algum tipo de paternidade acidental que vocês já fizeram antes, como levá-lo para a cama de vocês quando ele acorda.

- Ele acorda no mesmo horário todas as noites ou o horário varia? Se ele acorda no mesmo horário, dê uma olhada no texto indicado abaixo ("Parece um reloginho"). Se não, vez ou outra pode indicar fome, pois ele pode estar passando por um impulso de crescimento. Se ele nunca mama bastante, está acordando somente para ter conforto mesmo, e então você deve decidir junto com seu parceiro o que pode ser feito.

O que você pode fazer:
- Se ele for maior de 4 meses, faça o PU/PD (veja abaixo);-
- Se ele for menor de 4 meses, tente acalmá-lo no berço mesmo;
- Se ele acordar chorando, resolva o problema (veja abaixo);
- Se ele acordar calmo ou sorrindo, deixe-o sozinho no berço, observando de longe, para ver se ele volta a dormir sem a sua interferência. Depois de um tempo, ele pode começar a chorar, pois não consegue se acalmar, mas está com sono. Nesse caso, pegue-o no colo sem ser divertida e repita o ritual do sono (veja abaixo).

Leia também:
- Paternidade acidental.
- Parece um reloginho - acorda todas as noites no mesmo horário.
- Interpretando o choro do seu bebê.
- Ritual do sono: colocando o bebê para dormir.
- Impulsos de crescimento.
- PU/PD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário