Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

12 dicas para desenvolver a confiança do seu bebê.

O ajuste emocional de qualquer criança começa quando ela se sente segura.

1. Sintonize-se. Saiba porque o seu filho chora. Conheça sua linguagem corporal. Interprete seu humor. Pergunte-se se você realmente conhece o seu bebê. Ele é ativo, sensível, chorão, melancólico, alegre, tranquilo, mal-humorado? O que é uma reação comum e uma reação esquisita, para ele? Se você não entende nem conhece seu bebê, com certeza não está atendendo suas principais necessidades.

2. Tenha uma rotina. Eu uso o método EASY da Encantadora de Bebês, mas qualquer rotina que funcione para vocês é a ideal. Crianças precisam de estrutura, pois estrutura dá segurança. Estabelecer determinadas sequências e rituais na hora de mamar, trocar a fralda, tomar banho e dormir as faz saber o que vem a seguir.

3. Converse com o bebê, em vez de apenas discursar na frente dele. Pergunte o que ele está fazendo, como está se sentindo. Olhe em seus olhos. Óbvio que ele não irá responder verbalmente, no início, mas você está mostrando a ele que o trata com respeito, como uma pessoa normal que você ama. E ele capta tudo isso.

4. Respeite o espaço físico do bebê. Mesmo que ele não entenda o que você está dizendo, explique tudo o que fará com ele.

5. Nunca ignore o bebê quando ele chorar, muito menos rotule seus sentimentos antes de prestar atenção para saber exatamente do que se trata. A criança está tentando lhe dizer como se sente. Aprenda a distinguir os choros e converse com ela, dizendo, por exemplo: "ah, você está cansado. vamos dormir?"

6. As emoções do bebê devem orientar suas ações. Exemplo: você sai com o seu filho na rua em um dia de sol, ele fecha os olhos e começa a chorar. É demais para ele. Fique na sombra ou saia em outro horário. Não force a barra.

7. Descubra o que acalma o seu filho. Enrolar na manta pode acalmar alguns, mas irritar outros.

8. Verifique se o bebê está mamando bem, desde o início. Pesquise bastante sobre amamentação, vá a um banco de leite, consulte uma especialista em lactação etc. A alimentação do bebê é o mais importante e o que mais preocupa, então dedique-se a fazer dela algo satisfatório.

9. Siga os horários de soneca e sono. Bebê que dorme bem, vive bem.

10. Deixe o bebê ser independente. Não o persiga pela casa nem fique agarrada a ele o tempo todo. Deixe-o brincando sozinho às vezes. Identifique o que ele gosta e respeite o seu ritmo. Esteja por perto, para dar segurança, mas não seja grudenta.

11. Planeje as suas atividades nos melhores horários para o bebê. Se você se sente presa fazendo isso e acha que é frescura, então não deveria ter tido um filho. Sua vida agora gira em torno dele - aceite o fato. Se você quer o seu bem, precisa fazer com que ele se sinta bem o tempo todo, e isso só depende de você! Todas nós já vimos bebês chorando em crise no meio do supermercado. Esses bebês estão cansados e superestimulados. Não vá andar na 25 de Março no horário da soneca, carregando-o no colo.

12. Todas as pessoas que cuidam do bebê devem conhecê-lo, aceitar seu temperamento e entender a sua rotina. Caso contrário, o bebê ficará confuso e seu trabalho será em vão.

3 comentários:

  1. Olá meu bebê tem quase 5 meses e até hoje não consegui fazer com que ele mame a cada 4 horas.
    Ele tem chorado demais de uns meses para cá e eu e a pediatra suspeitamos de refluxo, ele está tomando a medicação para refluxo, porém, a choradeira continua.
    Tento seguir mais ou menos uma rotina, mas por causa desta choradeira sem fim está difícil!! Como proceder? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Meu bebe era parecido com o seu. Hoje está com 6 meses, mas com 3, depois de irmos a muitos médicos, descobrimos que ele tem alergia ao leite de vaca. Como mama no peito, exclui TOTALMENTE leite e derivados. Demorou 2 semanas para que parasse de chorar. Isso deve se resolver som 1 ano de idade. Se tomasse complemento teria que ser o Alfare ou Pregomin. Nao custa tentar...

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Então, eu ainda não tenho filhos. Mas eu gostaria de aprender a ganhar a confiança de qualquer bebé. Eu acho essas criaturinhas fofas demais e queria saber como interagir melhor e brincar com os bebês. E o meu namorado, tem uma filha de quase 2 anos de idade, fala já, espertinha. Mas ela é um pouco difícil de dar confiança.

    ResponderExcluir