Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ritual do sono

Ritual do sono significa fazer todos os dias a mesma coisa na hora de colocar o bebê para dormir. A mamãe é a responsável por fazer a transição da atividade para o sono tranquilo do bebê, pois ele não tem maturidade para fazer isso sozinho.

Para bebês RNs e até 3 meses de idade, a EdB recomenda o "ritual dos 4 Ss", que é: preparar a situação, agasalhar (enrolar o bebê na manta), sentar-se (silenciosamente, sem estimulação física) e, quando necessário, silenciar e dar tapinhas. Conheça as etapas:

Preparar a situação: Seja na hora de dormir ou na soneca, você prepara o lugar onde o bebê irá dormir. Você pode fechar as janelas, deixar somente uma luz bem fraquinha no abajour (ou tudo escuro) e, o principal: tirar o bebê de um lugar agitado e levá-lo a um mais calmo, como o quarto dele FECHADO (se outras pessoas estiverem na casa). Eu também recomendo que você converse baixinho com ele, quase sussurrando, que é para ele ir sentindo o ambiente mesmo. Valorize a calma, não faça nada com pressa e tenha tranquilidade. Uma boa forma de transição é trocar a fralda, de modo que ele durma sequinho, mas deixe para lá se ele estiver sonolento e com a fralda limpa!

Agasalhar (enrolar na manta):
Os antigos, as enfermeiras, todo mundo enrola o bebê na manta. E tem um motivo: eles ficam seguros, quentinhos e não despertam com os reflexos que os RNs têm, de balançar os braços e pernas sem querer e acabar acordando. Alguns bebês detestam ser enrolados na manta (como os enérgicos), mas vale a pena tentar algumas vezes para ver se o seu gosta.

Sentar-se silenciosamente, sem estimulação física: Coloque o bebê no colo e sente-sa na cama ou na poltrona DENTRO DO QUARTO DO BEBÊ. Nunca faça o bebê dormir em um cômodo e depois o leve para outro. Isso irá estimulá-lo. Faça o ritual do sono já dentro do quartinho dele. Sente-se com ele sem ninar, cantar, nada. Deixe-o de pé no seu colo, no ombro, e dê tapinhas leves nas costas ou no bumbum. Se ele estiver chorando, faça ao mesmo tempo o "shhhhhhhh", como uma torneira aberta, de modo que ele tenha duas coisas para se distrair do choro (tapinhas e barulho). É necessário ter confiança no que está fazendo e insistir, pois o bebê para de chorar com essa técnica. Uma chupeta pode ajudar. Quando ele se acalmar e estiver molinho, quase adormecendo, coloque-o no berço. Tente, na medida do possível, colocá-lo antes de dormir, para ele não se acostumar a dormir no colo. Porém, naqueles dias mais "graves", não tem o menor problema se você deixá-lo adormecer no seu colo e só depois colocá-lo no berço. Pois bem, fique sentada com ele durante 5 minutos e o coloque no berço.

Silenciar e dar tapinhas: Se ele acordar ao ser colocado no berço, tente silenciá-lo fazendo o "shhhhhhhh" e dando tapinhas novamente. Se ele não parar de chorar, repita o ritual do sono. Vai ser necessário acalmá-lo. Se ele estiver chorando MUITO, considere a possibilidade de fome ou dor. Porém, às vezes o bebê chora simplesmente porque não consegue se acalmar sozinho e dormir. Se você sabe que ele mamou direitinho, está bem alimentado e não está com dor (não se contorce), coloque-o para dormir.

Para bebês com mais de 3 meses, as coisas começam a mudar. Em primeiro lugar, verifique se ele continua gostando de ser enrolado na manta. Talvez enrolá-lo deixando os braços de fora seja uma boa. Tente! Alguns bebês gostam de ser enrolados até uns 7 meses de idade. O ritual do sono deve ser mantido, porém com algumas ressalvas. A essa altura, você já sabe o que funciona com o seu bebê. Depois dos 3 meses, muita coisa muda porque eles ficam mais ativos, interagindo cada vez mais, e é mais difícil acalmá-los. Verifique quanto tempo seu bebê aguenta acordado e, na metade desse tempo, tire-o das atividades frenéticas e deixe-o fazendo coisas calmas, sem muitos estímulos. Faltando uns 20 ou 15m para o tempo limite, comece o ritual do sono.

É importante saber que os bebês dormem cada vez menos à medida que crescem. Veja esta tabela:



Agora, importantíssimo: o sono da noite. O que é isso? Significa então que um bebê de 1 mês dorme 8h30 ininterruptas? Claro que não! Especialmente os bebês alimentados com LM, que aguentam muito pouco tempo sem mamar porque o leite é de fácil digestão. Sendo assim, é normal acordar para mamar. O que deve acontecer é que, de noite (a partir do momento que escurece), se ele estiver com fome, deve mamar e dormir na sequência. A mamada deve ser dada no quartinho escuro ou na penumbra, e nunca acender a luz, tirá-lo do quarto etc. Dormir 8h30 significa acordar pelo menos uma vez nesse meio-tempo para mamar. Não tem jeito. A EdB diz que muitos bebês com 6 semanas já "dormem a noite inteira", e ela quer dizer justamente isso. Não é que eles não acordem, é que eles não despertam. E isso é ensinado pela mãe. Por isso é importante não fazer atividades durante o período da noite.

Seja realista! O bebê não vai dormir às 19h e despertar às 8h sem acordar uma vez sequer! Há casos? Sim, mas são raríssimos, super exceções. Não tome como padrão. O normal é acordar, então tenha essa perspectiva para não ficar frustrada, e tome as providências para ele sempre mamar e dormir na sequência.

Para o sono da noite, o ritual pode incluir banho, massagem e uma última mamada. Antes de completar 4 meses, a edB sugere que o bebê mame, tome banho, tenha a massagem e depois mame novamente para dormir, mesmo que pouquinho - apenas para dar uma "calibrada". Isso pode ser feito em um intervalo assim: 17h mamar, 18h banho e 18h30 mamar novamente.

39 comentários:

  1. Oi Thais,
    Acompanhava seu outro blog justamente pesquisando sobre o sono. Já coloquei meu e-mail para poder continuar seguindo. Minha filha tem seis meses. Gostaria de alguma dica de como fazer a transição de três para duas sonecas. Como vc tirou a terceira soneca da tarde?

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho um bebe de 25 dias e nao sei por onde começar a fazer essa rotina. ele mama pouco, no máximo 10 minutos e de 2h em 2h. dorme muito durante o dia e à noite fica acordado, tem muitas cólicas e se contorce muito ao mamar. preciso de ajuda.
    meu e-mail é lima.ericka@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Erika, vi sua mensagem no site e sei que ja tem muito tempo, seu bebe ja deve ter 2 anos, correto? Mas é q estou pesquisando na internet e nao encontro nada falando a respeito. Estou com o mesmo problema q vc. Meu bebe tem 3 meses e meio e ate hj mama pouco e toda hora. As colicas passaram, mas fica querendo dormir o dia todo, tem sono a cada 2 horas e passa a noite acordada, dorme todos os dias as 3 da manha! No site vc pediu ajuda. Alguem te respondeu na época? Como vc fez p mudar os habitos do seu bebe na época e faze-lo dormir a noite mais cedo? Espero q responda. Bjs, Cintia

      Excluir
    2. OI Cintia, Meu nome é Silvana, eu tenho uma bebe de 45 dias, e estou passando por tudo isso também nossa como é dificil, eu tb escrevi um email pra Ericka pra saber se ela resolveu o problema...rsrs...
      Parece que essa fase não acaba nunca né? Estou tentando de tudo, mas é complicado fazer um bebe de 45 dias ficar acordado durante o dia não tem nada que o prenda acordada....e a noite ela simplesmente não tem sono, passa a noite toda com o olho bem aberto, não tem sono.
      To exausta, não sei mais o que fazer....

      Excluir
    3. Oi. Meu bb tem 3 meses no comeco ele tb queria trocar o dia pela noite. O q eu fiz foi estimylalo bastabte durante o dia: falava o tempo td, cantava musiquinha. Assim consegui estabelecer um hr de: 6h40 banho d sol, 7h00 mamada curta, 8h00 banho, apos mada longa 20 min, 8h40 soninho, 11h00 mamada, 14hoo mamada, 15h00 banho, soninho,18h00 mamada, 18h30 banho, 19hoo mamada,20 h00 ate 2h00 ele dorme, acorda mama rapidamente e vai levantar duas vezes ate chegar 6hoo.

      Excluir
  3. Oi Thais,
    Minha filha mama as 18h(lm) toma banho as 19h30 e mama de novo(la) dorme as 20h. Esse foi o horario que consegui adaptar a ela pq é a hora q eu e meu marido estamos em casa. Só q tenho percebido q ela ta ficando dependente da mamadeira pra poder dormir. Como eu faço p/ mudar isso? gabicrivelarogmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Como faço para trocar o meu bb a noite sem despertá-lo?
    Depois da troca ele fica acordado e não quer mais dormir, e tbm não dorme com a fralda suja!!
    Obg. meu e-mail é manucaridade@yahoo.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá.. apartir de hj vou começar esta rotina com minha pequena, para que ela acorde só uma vez na noite ou quem sabe nem acorde, minha princesa tem 3 meses, assim tivermos progressos postarei. abraços. gstrapazzon @hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Vanessa : Oi... tenho muitas dificuldades pois minha filha de quase dois meses, dorme muito durante o dia e à noite fica acordada por mais de duas horas e chorando muito, não sei mais o que fazer. abraços. vanessa_8211@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, preciso da sua ajuda, meu bebê tem 6 mêses e acorda a noite toda, tem momentos q chora de 15 em 15 minutos. ele tem a rotina direitinha durante o dia, mama, brinca, dorme em 3 sonecas durante o dia, uma na hora do almoco, uma no meio da tarde e uma rapida a noite. ele vai dormir e torno de 21/22horas e acorda mesmo só as 9 da manha...mas fica acordando para mamar, colo, quer minha cama.... nao sei mais o q faço, tirei a mamada das 3 da manha, ele mama as 23h e só as 5/6 horas qdo fica chorando, porem acorda a noite toda, 2, 3, 4.....eu nao quero deixar chorar, acho cruel, todo mundo manda deixar...mas.... eu pego, acalmo ele e ele dorme, alias, ele chora de olho fechado, nem acorda....e coloco no berço novamente, como paro com isso??? me ajuda!!!! faz 6 meses q nao sei o q é dormir mais de 2;30h....bj Marianne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariane! O que vc fez? Me vejo na mesma situação que vc passou... Por favor me responda..
      Abraco!
      Sicy187@msn.com

      Excluir
    2. Vc conseguiu resolver na época? Como? Estou na mesma situação hj.

      Excluir
    3. Vc conseguiu resolver na época? Como? Estou na mesma situação hj.

      Excluir
  8. Meu bb tem um mês e há duas semanas iniciei o ritual seguindo os 4S. Mas nos ultimos quatro dias ela tem chorado muito nessa hora, chego a ficar 2 horas repetindo o ritual (silenciar e dar tapinhas). suspeitei de cólica, mas como ela não chora o tempo todo e são alguns dias seguidos estou achando que pode ser alguma outra coisa.
    Se puder me ajudar... aline.ras@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  9. Tenho tentado aplicar a técnica 4S, mas quando a coloco no berço ela chora... e resmunga.. e fico achando que é fome... pois ela volta pro peito.. e as vezes passa horas tentando voltar a mamar... as vezes chora quando a coloco no peito e depois ela relaxa, depois de algum tempo. Não sei o que o choro pode significar...

    elizana_novaes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,
    Minha filha tem 3 meses, mama leite de formula, e tem refluxo, após aa mamadas preciso ficar com ela 30min na posição de arrotar, o q doh consigo qdo ela esta dormindo. Bem mas estou aqui pelo sono, antes de terminar o horário de verão,a ultima mamada era entre 24:30 e 01:00 e el dormia até umas 05:30 ateh mesmo ateh as 07:30, agora com essa mudança dou a mamamdeira no mesmo horário e a tem acordado entre 04:30. E 05:30 para mamar, coisa q nao fazia antes. Ela tem de 3 a 4 sonecas por dia e as vezes dorme sozinha sem embalos. Gostaria de saber o q pode estar havendo e knq Deco fazer Para volte a dormir praticante a noite tida. Grata Patricia, patyzapelini@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. MInha filha tem oito meses e dormia muito bem sozinha no berço. Eu dava mamadeira pra ela no colo e depois colocava no berço e ela adormecia. Mas agora só quer dormir segurando meu cabelo, e toda vez q tiro o cabelo da mão dela ela acorda e faz o maior berreiro. Ela já levanta do berço, e não deita de jeito nenhum, fica chorando até eu pegar ela no colo e deixar segurar meu cabelo. O q eu faço?

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde , eu tive meu 1 º filho e por falta de instrução eu fiz varias coisas que me arrependo , por exemplo desde de RN ele sempre fiz dormi ninando ele no colo mais hoje ele esta com 5 meses e faz 6 no fim do mês e já pesando 8 kilos já não aguento ficar com ele no colo mais , e gostaria de saber se tem como ensinar ele dormir sozinho agora q ele esta mais velho ? Me ajuda meu bebe é muito agitado e quando esta com sono ...briga , chora mais não quer dormir ai q eu começo a ninar até a hora q ele entrega os pontos e dorme ... aguardo ajuda !

    ResponderExcluir
  13. Oi Thais! Td bem? Sou mãe de primeira viagem, e uma das coisas que fiz errado foi fazer minha filha Sarah de 1 mês dormir mamando. Ela esta com 1 mês e tem dia que só quer ficar no peito e a pouco descobri que é só pra chupetar meu peito, foi um sacrifício fazer ela pegar a chupeta e assim mesmo ela não pega fácil, só consigo fazer ela pegar se ela tiver no peito, dai tiro ela rapidinho e coloco a chupeta sem ela perceber. Ela agora anda dando um trabalho pra dormir principalmente a noite. Mesmo mamando ela fica agitada, se espremendo, chorona nem o peito acalma ela. Durante o dia eqnto ta acordada, ela nao fica quetinha, fica chorona e so quer colo ou peito. Oque faço pra mudar ou melhorar isso? Oque será que to fazendo ou fiz de errado? Aguardo ajuda! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilce descobriu o que sua bebe tem? A minha esta com 4 m e tb fica se espremendo apos as mamar ou depois de algum tempo. No meu caso acredito ser o bendito refluxo interno que mesmo depois de arrotar, passa um tempo ela se contorce se espreme depois que joga o leite que a encomoda ela fica mais calma se estiver medica para a azia eu uso label
      Outro coisa que poderia ser eh colica ela tem quase os mesmo comportamento. Agora que entrou as papinhas de fruta nao deixo de dar o remedinho endorus. Mas tb sou mae de primeira viaje e me confundo muito com o que essa espremidas pode ser..

      Excluir
    2. olá Gilce, a minha bebe esta com 34 dias, e é a mesma situação... durante o dia só quer ficar no colo e mamando o tempo todo. Não consigo fazer mais nada em casa. tem alguma resposta? obg

      Excluir
  14. minha bebe tem dez meses eu sempre acostumei ela a dormir balançando-a na rede, mas resolvi ensinar ela a dormir sozinha no berço. nos primeiros dias eu a amamentava, colocava no berço e ela sentava e comerçava a brincar e nao me deixava sair do quarto de jeito nenhum. depois eu amamentava, deitava ela colocava a chupeta na boca dela e começava a fazer carinho na cabeça e entao ela dormia. ultimamente ela voltou a sentar no berço mesmo com sono e mesmo eu fazendo carinho nela,comerça a brincar sem deixar q eu saia do quarto de novo!!! o q eu devo fazer para q ela fique deitada e durma?

    ResponderExcluir
  15. Minha filha completa 2 meses amanhã e confesso que não tínhamos nenhuma rotina. Estamos tentando criar uma rotina pra dormir, mas agora ela está difícil pra dormir de dia e à noite. Não sei por onde começar. Como faço pra criar o ritual das sonecas durante o dia? Ou devo começar pela noite? Estou perdida, pq minha filha não tem nenhum padrão de sono. Ultimamente ela dorme às 20:30 por 3 horas e depois esse tempo vai diminuindo meia hora até que ela começa a acordar de hora em hora a partir das 4 da manhã. Aí às 08h ela desperta. O que faço? Meu email é carolsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá! Meu filho tem quatro meses e em casa ele dorme sempre às nove da noite, e só acorda de madrugada para mamar, já temos essa rotina certa. Mas estou na casa da minha mãe, que é em outra cidade, há quinze dias e ele agora desperta de onze e meia e não quer dormir mais, fica elétrico, e não para de chorar se eu não brincar com ele. É uma luta pra ele dormir. Há aproximadamente um mês tinha viajado também e ele só dormia às cinco da manhã, chorando de se acabar. Será que ele está sentindo falta do pai? O que faço pra ele dormir bem? Meu e-mail é: danyella.luzia@hotmail.com Agradeço muito se obtiver uma resposta. Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Tenho um bebe q completa 4 meses dia 23, eu sempre fiz rotina pra durmi banho as 20h mamada e durmi, porém depois q ele completou um mês e e meio começou a ter refluxo e cólicas...os problemas ñ foram esses mais a noite na hr de durmi só qria mama e mama e assim ficava até 00h, com 2 meses e meio comecei a conseguir tira lo do peito, tenho q da mama ate ele durmi....depois de 1h30 ou as vezes mais consigo por ele no berço, durante dia sempre mamo ate durmi arroto e colocava no berço as vzes acordava mais ligava o mobile e durmia sozinha...+ a quase um mês só dorme durante o dia se for no colo as vezes mto pouco...ele tem dia q praticamente nem dorme durante o dia...ñ sei mais oq fazer....qro q ele aprenda a durmi sozinho novamente mais tambem ñ só durante o dia + a noite tambem....ñ consigo mais cuidar da minha casa e nem de mim estou um caco, com dores no braços, coluna e ombros....me ajude por favor... a noite ele dorme super bem....depois q dorme mamando as 21 as vzes ele reclama mama mais um poco e dorme (como disse acima ninando por um tempo) as 3 resmunga sem abri o olho mama nem 10min e continua durmindo faz isso entre as 6 e 7 da manha e só acorda entre 9 e 10...sempre mantive rotina tambem....me ajuda por favor...fico grata desde já ( meu email ritaelisei@yahoo.com.br ou ritas2douglas@gmail.com) .

    ResponderExcluir
  18. olá , minha bebe tem 6 meses apliquei a rotina a partir dos 3 meses, mas as vezes saio com ela e meu marido á noite e se tiver no horário , dela dormir que é apartir da 18 horas até as 6 da manha ela fica bem chatinha, me sinto mais segura por ela ter seu próprio horario para dormir, mas muitas pessoas acham que devo tirar essa rotina de dormir as 18 horas por ser muito cedo, se eu demorar muito para dar o banho ,mama,e colocá-la no berço ela chora muito, e fico com o coração na mão devo segurar mais tempo para ela dormir????email (angels2629@ig.com.br) obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  19. ah! e detalhe ela só consegue dormir no quartinho dela , no silêncio e de porta fechada.......

    ResponderExcluir
  20. Oii,

    Minha filha tem 9 meses, as 20h ela toma banho, toma duas mamadeiras de 120 ml e dorme umas 21h30, mas todos os dias ela acorda 3 vezes para mamar: a 1h, as 4h e as 6h da manhã e depois acorda ás 8h. Fico maluca pq nunca consigo dormir tranquila, vivo acordando só pra fazer mamadeira...
    Me ajudem! O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa a água quente na mamadeira e, mistura o pó...

      Excluir
  21. Olá. PReciso de sua ajuda.
    Minha filha está com 7 meses agora, e sempre dormiu a noite toda ou só resmungava pra mamar e voltava a dormir.
    Há 3 semanas mais ou menos, ela acorda assustada durante a noite, chorando muito, fazendo escândalo e, só se acalma quando dou o peito. Mama um pouquinho e logo dorme novamente.
    Ela está com uma tosse bem chatinha e com o narizinho trancado, uso sorine antes dela dormir e antes de mamar... penso que talvez seja por isso que nao consegue dormir direito, mas o choro dela está muito estranho :/
    Ela acorda de 6 a 7 vezes por noite... as vezes mais... e durante o dia dorme 1 soneca de manha na creche, e 1 ou 2 a tarde em casa... mas nao por muito tempo.
    O que pode ser?? COmo posso melhorar isso??? Eu já nao aguento mais acordar de hora em hora pra atendê-la :(
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Meu bebe ja tem 01 ano e 04 meses... Só dorme depois das 3 da madrugada e acorda as 09 da manha -06 hrs de sono e dificilmente dorme de tarde. Ele é muito calmo, e disseram que por ser calmo ele nao precisa dormir tanto... Só que eu acordo as 06 da manha, vou trabalhar e qdo chego tenho todo o serviço domestico pra fazer... o que posso fazer pra ele dormir cedo? E desde rn ele só dorme se a mão estiver dentro da minha boca, até sai sangue...
    Vivian.cristina.oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. olá!!adorei seu blog...acho meu bebe muito agitado,apesar q a noite ele dorme bem,só o q ta acontecendo é q de tia ele tiramuito boca soneca e passa quaze o dia inteiro querendo mamar,ele não gosta muito das chupeta´s ortodonticas,alia´s de nunhum tipo e com isso toda vez q ele chora ,é pq ele quer mamar,fica asssim em 1 em 1hr praticamente ,eu quaze não consigo fazer mais nada e ele só tem 3 meses..o que osso afzer para melhorar isso?
    Obrigada bjos

    ResponderExcluir
  24. Olá, preciso de ajuda urgente! Meu bebe de um mês e 10 dias só dorme mamando, pior se coloco pra arrotar ele desperta, se dou mama de novo dorme, se tento colocar no berço parece te um espeto, estou um caco... Esses dias ate deixei ele mamando a mamadeira no carrinho assim adormece... Já tentei dar chupeta ele nao pega, já tentei deixar chorando mas ele só fica nervoso e agitado e ai pra acalmar só mamando de novo... Me ajudem, quero colocá-ló numa rotina, a noite mesmo dando mamadeira ele acorda de hora em hora, de dia ele dorme só quando minha outra filha vai para escola pq ai a casa fica em silencio dai se nao acorda- ló dorme a tarde toda... Mas a noite dorme as 8 e vai ate 24:00 depois disso é de hora em hora... E só dorme e se acalma mamando, quero poder fer ele arrotar e que ele pegue no sono, nao desperte, que fique tranquilo, aceito as dicas! Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Ola tenho muitas dificuldades pois minha sobrinha que esta a minha guarda de quase dois meses, dorme muito durante o dia e à noite fica acordada por varias horas e chorando muito, e tem noites que é a noite toda a chorar e nao é colicas ja não sei mais o que fazer pode me ajudar comboio78@hot
    mail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá, boa noite! Tenho um sobrinho que chora muito, de soluçar e sair lágrimas dos olhinhos toda noite antes de dormir. É um ritual... por volta das 23h/00h ele começa o choro e nada, nem mesmo o mama o acalma. Meu irmão, o pai dele, tem que levar ele pra passear de carro nas redondezas do bairro pois só assim consegue pegar no sono, mas algumas vezes qdo ele volta pra casa, qdo o colocamos no berço, automaticamente ele acorda e começa a chorar tudo de novo. As vezes ele fica vendo desenhos na TV até umas 3h da madrugada que é qdo ele dorme, ou melhor, é obrigado a dormir devido o cansaço, pq senão com certeza ele ficaria ali por mais algumas horas. O que deve ser? Eles mudaram de residência recentemente, pode ser?? Obrigada! Abraços

    ResponderExcluir
  27. Minha bebe nao dorme de dia, e demora muito pra dormir a noite tambem por volta das 02:00. Quando dorme acorda de duas em duas horas. Como faço para ela dormir de dia? Pois ela acorda por volta do 12:00 e depois só tira sonecas de no maximo 20 minutos e no colo. Me ajudem.
    alinemunik@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa noite. Não sei se vocês tiveram resposta, mas estou no mesmo caso; Minha filha de um mês, dorme muito de dia e a noite nadica... Pra piorar está com gases... Help... clarissajesus@uol.com.br

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. Não sei se vocês tiveram resposta, mas estou no mesmo caso; Minha filha de um mês, dorme muito de dia e a noite nadica... Pra piorar está com gases... Help... clarissajesus@uol.com.br

    ResponderExcluir