Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PU/PD

PU/PD é uma técnica da Encantadora de Bebês que significa pick up (pegar) / pick down (colocar) - no berço. Muita gente tem uma ideia errada dessa técnica, então achei importante criar o tópico para explicar.

Não é para deixar o bebê chorando! Jamais! A Encantadora é totalmente contra deixar o bebê chorando em qualquer situação!

Funciona assim: o bebê está chorando. Você pára e analisa o motivo. Sabendo o que é, você resolve o problema (se for fome, amamenta. se for fralda molhada, troca. etc). Depois de resolver, você o coloca de volta no berço. Se ele estiver calmo, deixe-o dormir. Se ele chorar, pegue-o no colo, acalme-o e, quando ele parar de chorar, coloque-o de volta o berço. Repita quantas vezes for necessário, até ele dormir. A Tracy Hogg diz que já chegou a fazer mais de 100x vezes em uma só noite.

Importante: Essa técnica só deve ser usada com bebês acima de 4 meses, pois antes disso tirá-los do berço pode agitá-los demais. Se seu bebê for menor de 4 meses, tente confortá-lo no berço mesmo, dando tapinhas leves nas costas, fazendo "shhhh". Lembre-se que é fundamental suprir a necessidade do bebê antes de fazer isso! Não é para deixar o bebê chorando de fome!

9 comentários:

  1. Eu fiz isso essa noite e foi horrível! Estou me sentindo a pior mãe do mundo, como ele chorou... Fiquei das 4:50 até as 6:30 fazendo isso e fui muuuito choro até que ele dormiu até as 07:10, dá para acreditar? Depois de um século tentando fazer ele dormir, ele dormiu meia hora.... Não sei se tenho coragem de fazer isso de novo...

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adoro seu blog e suas dicas e principalmente o livro Encantadora de bebês, mas fico com várias dúvidas... por favor, veja se pode me ajudar. Já escrevi anteriormente, mas ainda não tive “animo” (que sei que vou precisar :))para iniciar, mas como com 5m e meio ele vai para creche, vou ter que colocar em prática.
    Pelo que li no livro Felipe é um bebê anjo, porem acostumou a dormir no final da mamada, não faz meu seio de chupeta, mas mama e “desmaia”. Também não pega chupeta de jeito nenhum, já tentei várias, no momento ele tem 4M e 15 dias.

    Com 5M, devido a eu voltar a trabalhar, ele terá que ir para a creche e de acordo com o pediatra vou iniciar as frutas e a rotina dele ficaria assim:
    6:00 acordar – mamada seio
    Meio da manhã – fruta
    Almoço – leite formula
    Meio da tarde – fruta
    Jantar – leite formula
    Ceia – mamada seio

    Duvidas:
    1 – Como fazer a EASY com ele e organizar os horários? Hj ele ainda está na rotina de 3 horas, sei que tenho que passa-lo para 4 horas.
    2 – PU/PD – pretendo adotar o método para faze-lo dormir sozinho, já que o seio vai ser só pela manhã e a noite. Pelo que li no livro consiste em pegar no colo e colocar no berço, até dormir, pegar no colo se o bb chorar, aí está minha dúvida, Felipe reclama e a reclamação vai aumentando em volume até virar choro com lagrimas. Em que momento pego no colo? No inicio da reclamação ou só quando chorar; entendo por choro, quando sai lagrimas dos olhos, estou certa?
    3 – Vale ressaltar que quando ele acorda de madrugada, vira para o lado, chpa a mão (a gengiva está coçando muito) e volta a dormir sozinho, será que ele sabe a diferença do dia para a noite?

    Grata desde já,

    ResponderExcluir
  3. Fiz essa técnica ontem e minha filha despertou e nao quis mais dormir. Fiquei com ela de 1:30 da madrugada ate as 4:00h. No fim ela estava chorando e cansada, mas nao deu o braço a torcer. Nao sei se a técnica se aplica a todos os bebes. Fiquei decepcionada, fiz igual ao livro recomenda.

    ResponderExcluir
  4. Estou ficando depressiva já meu bebe e literalmente um exterminador de rotinas,o pai trabalha uma noite e na outra não sempre assim,ela cochila em intervalos pequenos coisa de 8 10 min. no maximo e fica acordada a noite toda quando o pai não esta,ja cheguei a ficar 4 dias seguidos sem dormir parecia um zumbi pois na hora que ela dormia corria para fazer algo em casa...fico chateada faço tudo certinho estabeleço uma rotina mas ela não gosta de rotinas e ainda a noite parece que ela tomou energetico fica de um lado para o outro joga os brinquedos,não quer saber de mamadeira muito menos de chupeta,chora com manha não sai uma lagrima,agora esta nascendo dentinhos ela morde meu peito que tem um que parece que o bico vai cair ja esta ferido as vezes choro de desepero ela da risada gosta de me ver chorar...e tem momentos de madrugada que eu tenho que ficar com ela no colo andando de um lado para o outro com a luz ligada se tento acalma la e amenizar o ambiente ela chora que parece que estou batendo nela...me ajude por favor ja cheguei ate a pensar que seja algo espiritual!esqueci de mencionar ela tem 6 meses e um bebe superrr saudavel,os pediatras dizem que isso e manha não sei mas o que faço preciso dormir,descansar meu corpo comer e tomar banho...essas são tarefas dificilimas com ela.o pai não me ajuda ja conversei com ele variaaasss vezes mas não adianta tenho casa pra cuidar a bebe os estudos e trabalho!estou ficando sem esperanças e pensando seriamente em parar de estudar que ja e raro para cuidar mais da tarefa de casa.Desculpe o post tão grande acho que foi um desabafo tbm obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara,
      Seu bebê deve estar agora com 8 meses e se vc não conseguiu controlar a energia da sua menina as coisas devem esatr piores já que com o aumento das capacidades motoras eu tenho notado que eles ficam mais agitados. Acredito que sua bebê é do tipo chamado pela Tracy Hogg de bebê enérgicos. Tenho um casal de gêmeos com um mês a menos que o seu bebê e a minha menina é desse tipo mas, com dois, eu tinha mesmo que manter uma rotina e ficar firme. O menino é super tranquilo mas como a menina é ligada no 220 eu tento manter a rotina mais calma possivel. Ou seja, sem muita estimulação (agora que ela tá virando pra todo lado e "falando" ela mesmo se estimula mas estou estudando pra ver como posso conseguir acalmá-la...). Te aconselho e ler todas a dicas desse site e comprar o livro pra saber mais sobre como lidar com sua menina enérgica. Como dizia um tio meu (e na época eu odiava!!) "criança não tem querer" e ate certo ponto isso é verdade, ou seja, vc é que define o que em que horario as coisas (comer, dormir, brincar) vão acontecer e faz sempre do mesmo jeito pra ela saber o que vem depois. Vai ser dificil no começo e vc precisará estudar seu bebê para poder estabelecer as estratégias.... Boa sorte!!!

      Excluir
  5. Minha bebe esta com 5m agora, ela sempre dormiu a noite toda desde do primeiro mes de vida, mas desde que voltei a trabalhar ela tem acordado de madrugada, sempre no mesmo horario. No inicio comecei dar o peito mas reparei que ela mamava menos de 5 minutos e ja dormia, dai comecei a fazer ela dormir sem mamar. Mas nem sempre da certo, um dia so dar a chupeta ela dorme, no outro pego no colo e embalo, tem vez que ela dorme em 5 minuto ou ate 2 horas. Qual melhor jeito para ela voltar a dormir a noite toda como antes?

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar o método easy...
    Meu bebe vai dormir as 5 da manha,acorda as 8 nessas 3 hrs de sono ele acorda 3 vezes...depois tem rapidos cochilos durante o dia..umas duas vezes de 20 minutos.
    .dorme as 16 e acorda as 19 e mais duas a tres sonecas de 20 minutos ,depois só vai dormir ás 4:30 5:00 hrs da manhã....to super cansada,nervosa e ta afetando meu relacionamento com meu marido,lembrando que o meu bebe nao fica sozinho so quer colo,ou seja;estou com dificuldade de manter casa,roupa,janta,almoço...preciso de ajuda...obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estava um pouco incrédula quanto a esta técnica, procurei na net para ver a eficácia com outras mamães e me animei a tentar. Minha bebê tinha 5 meses quando comecei e adivinhem? Deu certo!!! Estou super contente, mas com ela não foi fácil, umas duas semanas tentando mas hoje com 6 meses ela dorme sozinha! Tem que ter persistência e paciência... No começo eu colocava fone de ouvido no máximo para não ouvir ela chorar no pé do meu ouvido, eu chorava, achava que não ia dar certo, mas deu!! Primeira vez ela chorou 1:45, depois ficou 15 minutos conversando com ela mesma para se acalmar, e com o passar dos dias ela chorava por menos tempo, até o dia que começou a ficar quietinha qdo colocasse no berço!! Muito obrigada pela ajuda! Bj

    ResponderExcluir