Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O maior erro de estimulação: atividades à noite

Anoiteceu, é hora de dormir. Simples assim!

Comece o ritual do sono às 18h (banho, massagem, mamar). O objetivo é o bebê estar dormindo até às 19h. Bebês maiores de 1 ano talvez fiquem bem até às 20h.

Se o bebê acordar com fome, ou porque a fralda está suja, resolva o problema na penumbra (sem acender a luz, no máximo um abajour fraco) e coloque-o de novo para dormir. Sem atividade nenhuma!

Não fazer atividade durante a noite significa que de noite é hora de dormir e de dia é hora de acordar. É assim que se diferencia o dia da noite para um bebê. Se você continuar acordando-o às 21h para dar banho, ou às 23h para brincar com o papai, certamente ele vai achar que tanto faz! E um bebê não sabe se são 20h, 23h ou 3h! Se você ensiná-lo a não fazer nada de noite, somente dormir, será muito mais fácil acostumá-lo a dormir a noite inteira.

Dicas gerais, então:

- Coloque-o para dormir cedo! Acredite em mim: ele não vai "acordar mais cedo". Seu bebê vai acordar por volta das 6h durante muito tempo, então simplesmente se conforme! Isso vai acontecer se ele dormir às 18h ou às 23h. A diferença é que, se ele ficar acordado até às 23h, ficará superestimulado e resmungará a noite toda, quando não acordando de 3 em 3h.

- Não faça qualquer atividade de noite! Se ele acordar com fome, dê de mamar no escuro. Se a fralda estiver molhada, troque e coloque-o de novo no berço.

- Não seja divertida quando ele acordar por alguma necessidade, durante a noite. Brincar quando ele acorda significa que é super divertido acordar de noite, então ele fará outras vezes. Seja amável, dê beijinhos e carinhos, mas não brinque, faça cócegas, aquelas coisas.

- Não acenda a luz ou leve-o para um ambiente claro. Enquanto estiver de noite, mantenha-o no escuro. Alguns bebês despertam mesmo com a luz do abajour, bem fraquinha. Conheça o seu bebê e tome as providências necessárias. Jamais, JAMAIS, acenda a luz do quarto ou leve-o para um ambiente iluminado. Isso dará a sensação de que já está de dia, o que acaba despertando-o.

Eu fiz tudo isso com o meu filho e hoje, com 5 meses, mesmo que ele acorde para mamar às 23h, ele mama e dorme. Ele só conseguiu dormir bem (e, na sequência, a noite toda) quando eu comecei a colocá-lo para dormir cedo (por volta das 18h30). Antes eu dava banho às 22h achando que assim ele dormiria mais. É um erro comum! Portanto, ensine seu filho a diferenciar o dia da noite com essas dicas e colha os resultados com o passar das semanas!

5 comentários:

  1. Já faço isso com meu filho e realmente funciona! Só não ponho pra dormir tão cedo ainda, mais deu 22hrs é silêncio e luz apagada. Na madrugada quando ele precisa mamar, não ascendo a luz nunca, e quando agente precisa trocá-lo, até ascendo a luz, mais cubro os olhos dele com a manta, o efeito é o mesmo, depois apago a luz novamente!

    ResponderExcluir
  2. Como colocar meu filho para dormir as 19h? 20h?
    Ela está com 6 meses e só dorme normalmente depois das 22h. Como faço para estabelecer uma rotina?

    ResponderExcluir
  3. ola me chamo vanessa minha filha tem 4 meses e dorme muito tarde todos os dias dorme as 23:00 ou 23:30 mamando no peito depois coloco ela no berço e ela dorme até 5 da manha depois acorda para mamar e dorme de novo e acorda 8:30 e dorme de novo e acorda as 9:30 e fica acordada vendo desenho que ela ama brinca e se diverte muito sozinha vendo desenho enquanto eu cuido dos afazeres de casa, quando ela dorme mais cedo tipo as 22:00 ela acorda 2:30 ou 3:00 da madrugada para mamar depois acorda as 5 de novo e assim vai ela so dorme se colocar ela no peito tanto para sonecas quanto para dormir a noite ja tentei fazer o método PU/PD depois q ela fez 4 meses mais nao adianta ela se irrita muito a acaba pegando no sono super tarde ela é muito nervosa desde que nasceu puxa o proprio cabelo, grita muuuiiiitooo garra na bochecha e acaba se arranhando quando tento faze-la dormir sem o peito no berço nao sei o que fazer eu queria que ela aprendesse a dormir sozinha... :'( por favor me ajude thais

    ResponderExcluir
  4. Minha bebe Lara agora com 4 meses e meio sempre dormiu mal nas sonecas já tentei de tudo estou desesperada com do dela que tem muito sono, mas o máximo que consegue dormir é 30 min.Agora ela dorme as 17:00 e acorda as 22:00, depois as 2:00, depois as 4:00 e assim vai até as 6:00 , ela tem muitos gases. As vezes de madrugada não arrota e mesmo se arrota se contorce pelos gases. Dou banho de manha lá pelas 9:00 e o outro o mais tarde que ela aguenta. Tenho medo de não dar o banho da manha e ela dormir sem banho. Normalmente ela dorme no peito. As vezes coloco na cama e dou o paninho e ela dorme. Mas isso é raro. Alguem tem uma dica???

    ResponderExcluir
  5. Meu bebê dorme entre 19 e 20hrs e acorda de 3 em 3 hrs pra mamar. Ele tem 4 meses... Queria q ele acordasse 1 ou no max 2x durante a noite.

    ResponderExcluir