Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Meu filho dormia bem, mas agora está acordando de madrugada.

Se o seu filho dormia bem antes, parabéns! Isso significa que ele sabe como dormir direitinho a noite toda. Se ele parou de fazer isso de repente, é muito provável que esteja passando apenas por um impulso de crescimento, quando sente mais fome durante alguns dias. A média é de 2 a 3 dias, mas há bebês que ficam nessa transição por até 1 semana. Quando essa fase passar, ele voltará a dormir bem como antes, mas é necessário identificá-la para não cair na paternidade acidental (veja abaixo).

O que você pode fazer:
- Aumente as mamadas durante o dia para ele não precisar suprir a necessidade de mais leite durante a noite. Se você amamenta, deixe-o mamando por mais tempo. Se dá mamadeira, aumente em 30ml cada mamada;
- "Encha o tanque" antes de você e seu parceiro irem dormir (leia abaixo: "Mamada dos sonhos").

Leia também:
- Impulsos de crescimento.
- Mamada dos sonhos.
- Paternidade acidental.

11 comentários:

  1. Minha filha sempre dormiu bem a noite, mas agota com 6 meses iniciei a papinha e desde ebtao ela vem mamando quase nada de dia e quer mamar a noite toda... Nao consigo fazer mamar durante o dia nao sei mais o q fazer...

    ResponderExcluir
  2. Minha filha está com 3 meses e meio. A pediatra orientou a passá-la para uma rotina de 4 em 4 horas e começar inserir suco e fruta 1x ao dia entre intervalos das mamadas. Depois de 2 semanas de tentativas, ela está seguindo uma rotina de 4 em 4h conforme orientações do livro. Tira 2 sonecas de cerca de 1:30h e uma de 40min no final da tarde, exatamente nos horários sugeridos. O problema agora é que ela quando na rotina de 3 em 3h, dormia a noite toda e agora passou a acordar de madrugada. Pensando que seria fome, passei a dar a refeição dos sonhos às 23h e aumentei 30ml em cada mamada durante o dia (ela mama no peito e complementa com 90ml), mas ela volta muito leite depois que termina. A pediatra disse que é excesso. Mesmo aumentando ela continua a acordar. Pensei que poderia ser um mau hábito, então tentei o seguinte: nunca a atendo prontamente, quando ela chora, não a tiro do berço, dou a chupeta, ela adormece e depois de 10 min. acorda novamente e então começo tudo de novo. Está sendo assim a 2 semanas, começa por volta das 3h da manhã e vai até as 7hs quando a amamento. A rotina está assim: mama as 7, toma banho, brica um pouco, soneca de 9 às 11. Mama às 11, atividade,fruta às 12:15, soneca de 13 às 15. Mama às 15, atividade,soneca de 17 às 18. Suco as 18, banho, mamada as 19. Vai dormi entre 19:30 e 20hs. Começa a luta as 3 da manhã e vai ate as 7, conforme relatado. O que pode estar acontecendo? Thaís, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  3. Thais, minha bebe tem 3 meses e meio e agora só mama mamadeira, 120ml a cada 4 hs. Ja tentei aumentar mas ela nao mama mais que isso. Ela tira uma soneca de 1h e meia ou 2 hs entre as mamadas que ocorrem as 3hs da madrugada, 7hs, 11hs, 15hs, 19. Depois desta ultima dou banho e ela dorme, as vezes sozinha, no berço. As 22:30 hs dou a mamada dos sonhos. Porem ela acorda todo santo dia entre 1:30, 2:00hs, mas basta eu ir ate ela para ela dormir novamente e depois acorda entre 3 e 4 hs pra mamar.
    Queria saber o que faço pra ela nao acordar mais a 1:30? Nao falo com ela, nao dou mama, nao faço nada que a estimule e mesmo assim ela acorda todo dia. Se puder me ajudar agradeço muito...

    ResponderExcluir
  4. EU TENHO UMA BEBEZINHA DE 1 MÊS E 15 DIAS,ELA ACORDA EM DIFERENTES HORARIOS,6,7,8,MAMA,FICA ACORDADA UM POUCO,ENQUANTO PREPARO O BANHO DELA,DEPOIS TOMA BANHO,MAMA E DORME,AS VEZES ELA CHORA QUANDO TOMA BANHO OU ENTÃO PARA SE ARRUMAR,AI CANSA E DORME MAIS.
    ACORDA E MAMA UMAS DUAS VEZES DURANTE O DIA,UMAS OITO HORAS DA NOITE QUANDO ELA ACORDA,MAMA BRINCA,ATE QUANDO CANSA E COMEÇA A CHORAR,DOU UM CHAZINHO E CONTINUO BRINCANDO ATE UMAS 22 OU 23 HORAS,MAMA E CONTINUA BRINCANDO,DEPOIS DORME NOVAMENTE,TEM DIAS QUE ELA CHORA MUITO,MUITO MESMO DURANTE A MADRUGADA E NÃO DORME E NEM DEIXA NINGUÉM DURMIR.
    FICO SEM SABER O QUE FAZER,TROCO FRALDA,DOU PEITO,FAÇO MASSAGENS NA BARRIGA,MAIS ELA SE ACALMA AS E VEZES E AS VEZES NÃO.COMPLICADO,NÃO DURMO DIREITO,NEM O PAI DELA.QUERIA FAZER UMA ROTINA,MAIS COMO NÃO DURMO,FICO SEM CORAGEM DE ACORDAR DE MANHÃ,DAR MAMA BRINCAR E DEPOIS FAZE-LA DORMIR.

    ResponderExcluir
  5. Minha bebê sempre dormiu as 20h e acordava as 8:30 oou 7:30, mas agora que engatinha e levanta só vai dormir depois das 21...o que faço pra voltar a dormir como antes?

    ResponderExcluir
  6. Thais, minha bebe tem 4 meses e meio e agora só mama mamadeira, 120ml a cada 3 hs. Ja tentei aumentar mas ela nao mama mais que isso. FAÇO com ela o ritual dos sono, dou banho, massagem por volta das 19:30 e as 20:00 coloco pra dormir, as vezes sozinha, no berço. As 22:30 hs dou a mamada dos sonhos com mingau de arrozina indicado pela pediatra. Ela estava acordando 4:00 a 4:30 para mamar agora ela acorda todo santo dia entre 1:30, 2:00hs,tento acalmar,colocar a chupeta, mas não adianta , acabo dando a mamadeira de Nam e acorda novamente por volta das 4:00 ou 4:30 para mamar de novo.
    Queria saber o que faço pra ela nao acordar mais a 1:30? Nao falo com ela, nao faço nada que a estimule e mesmo assim ela acorda todo dia.Ah ele esta muito agitada, babando muito, acho que os dentinhos estão querendo aparecer. Pode ser isso? Se puder me ajudar agradeço muito...

    ResponderExcluir
  7. Minha bebe tem 1ano e 15 dias...ela acorda 1 vez no meio da noite...ate entao eu dava mamadeira e ela dormia ate 7:30...porem de 1 semana pra ca qdo a volto para o berço no meio da noite ela nao fica de jeito nenhum...chora muito...e so dorme se eu coloca_la na minha cama...

    ResponderExcluir
  8. Minha bb tem 10 meses. Sempre dormiu bem, as vezes dormia a noite toda. Mas o normal era acordar de 1 a 2 vezes p mamar... Mamava e voltava a dormir, não era apenas colocar o seio na boca p ela sugar e voltar a dormir, ela mamava msm rs, msm dormindo o leite descia e ela mamava muito. Sempre dormiu muito bem no berço, nunca dormiu na cama do casal. Se acordasse de madrugada e não fosse fome, resmungava e voltava a dormir sozinha. Mas Quando tinha mais ou menos 8 meses começou a acordar chorando e assustada e nd acalmava ela se não fosse pegar no colo... Agora com 10 meses não dorme de jeito nenhum no berço. Ficou com febre uns dois dias e dormiu cmg na cama, mas agora nem cama e nem berço consigo colocá-la no carrinho ao lado da minha cama e quando percebo q ela vai acordar já balanço o carrinho. Tá difícil, sempre tivemos ótimas noites e agora não conseguimos dormir direito, eu.pq tenho q estar a noite toda atenda e ela pq está com sono muito agitado e percebo q ela está com medo de ficar no berço pq ali ela não me vê( msm q o berço seja aí lado da minha cama) e no carrinho ela abre o olho eu estou ali... Estou muito triste preciso de ajuda.... Ah e durante o dia as sonecas diurnas serviam p q eu fizesse as minhas coisas ela sempre dormiu bem de dia e de noite... Agora se faço algo tenho q ficar atenta si carrinho pq ela tá sempre assustada aí se ela se mexe tenho q balança o carrinho p ela voltar a dormir... Alguém.com bb assim q dps de "gd" tá dando trabalho p dormir??? Por favor ajudem

    ResponderExcluir
  9. O meu bebê esta com 4meses e meio, faz uma semana que ele acorda umas 4 da manha pra brincar no berço, ele não chora mas fica um bom tempo brincando ,eu tento ignorar mas quando ele cansa de brincar ele chora pra mamar. Estou lendo o livro " encantadora de bebês"mas não sei o que faço. Troquei o berço portátil(chiqueirinho) que ele usava para o berço normal, será que isso pode ter causado esse despertar?

    ResponderExcluir
  10. Olaa, desde que minha bebê fez 3 meses ela passou a dormir por um período maior, até que ela estava dormindo por 6 ou 7 horas direto e depois disso acordava de 3 em 3 mais ou menos. E agora quase comoletando 7 meses ela começou a dormir muito mal, tem noites que ela acorda até 6, 7 vezes e no mínimo 3. A gengiva não parece estar inchada ou irritada, ela não está dormindo mais de dia, a rotina continha a mesma e isso já tem 2 semanas. Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  11. Olaa, desde que minha bebê fez 3 meses ela passou a dormir por um período maior, até que ela estava dormindo por 6 ou 7 horas direto e depois disso acordava de 3 em 3 mais ou menos. E agora quase comoletando 7 meses ela começou a dormir muito mal, tem noites que ela acorda até 6, 7 vezes e no mínimo 3. A gengiva não parece estar inchada ou irritada, ela não está dormindo mais de dia, a rotina continha a mesma e isso já tem 2 semanas. Oq pode ser?

    ResponderExcluir