Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Meu filho acorda de hora em hora de madrugada.

É necessário estabelecer uma rotina para o seu filho durante o dia. Se você não acompanha as mamadas, as sonecas e os horários em que ele acorda e dorme, é provável que não tenha a menor ideia de como o seu filho se sente.

O que você pode fazer:
- durante 3 dias, anote tudo: que horas ele acorda, quanto tempo durou a mamada, quanto ele tomou (se for mamadeira), a que horas ficou com sono, a que horas efetivamente dormiu, a que horas acordou, que tipo de atividade fez etc. depois desses 3 dias, você identificará um padrão, e então saberá a que hroas seu filho sente mais fome, mais sono, está mais agitado etc, e então poderá ir atrás da solução;
- coloque o seu filho dentro de uma rotina, segundo as necessidades dele. se você sabe que ele fica com fome de 3x3h, programe-se. se sabe que ele fica com sono após 1h acordado, já se prepara para fazer o ritual de colocar para dormir passado esse tempo;
- seja constante! o que faz uma rotina funcionar é repetí-la dia após dia, pois essa repetição que ensinará aos bebês a sequência das coisas, o que ele pode esperar e tudo o mais. assim, ele se sentirá seguro.

Mamando direitinho durante o dia, tirando as sonecas no tempo certo (sem ficar superestimulado) e brincando o suficiente, seu filho terá todas as necessidades supridas e poderá dormir bem durante a noite. Se mesmo assim isso não acontecer, considere:
- ele está mamando o suficiente ou continua com fome ao terminar?
- quando ele acorda de madrugada, ele mama bastante ou quase nada?
- ele está tirando sonecas adequadas à sua idade?
- você está brincando com ele quando ele acorda de madrugada?
- você o amamenta antes de prestar atenção para ver se é realmente fome o que ele está sentindo?
- ele está passando por alguma fase de mudança, como entrar na escolinha ou o nascimento dos dentes?
- ele está passando por um impulso de crescimento?

4 comentários:

  1. Com a minha 1. filha que hoje tem 2 anos, todas as dicas deram certo, agora com meu filho de 5 meses nada funciona... Ele é um bebê muito bonzinho, mas as sonecas e o sono noturno não são bons. Ele dorme mal durante o dia por causa da minha outra filha que acaba acordando ele, e com isso ele acorda durante a noite. Não consegui ensinar ele dormir sozinho até hoje... não sei mais o que fazer, só penso que tudo é uma fase e vai passar!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho de 4 meses tem uma rotina tão bem estabelecida, que quem o conhece me diz que parece que não tenho bebê em casa! É porque ele quase não chora durante todo o dia, não acorda na madrugada para mamar e já está habituado a nossa rotina.

    ResponderExcluir
  3. Eu tento fazer uma rotina, mas não consigo. Ela estava no peito e mamadeira, agora não quer mais mamadeira. Tem dia que ela está super tranquila, em outros chorosa e só quer ficar no colo. Ando muito cansada porque ela acorda várias vezes a noite. Devo levantar umas 6 ou 7 vezes por noite... A sua única rotina é o horário pra dormir: entre 18 e 19 horas. Ela come papinha de frutas e toma suquinho, mas tem dia que também não quer! Não sei o que faço. O meu primeiro filho tinha os horários reguladíssimos. Sinto-me frustrada...Meu bebê vai completar 5 meses.

    ResponderExcluir
  4. Minha bebe de quatro meses acorda a noite toda. Dou mamadeira entre dez e onze, a uma hora acorda. Nino ela no berco a noite toda, isso há dois meses. Não sei maos o que fazer.

    ResponderExcluir