Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Meu filho dorme no máximo 3 ou 4 horas durante a noite.

Qual a idade do seu filho? Bebês recém-nascidos dormem esse tanto mesmo durante a noite, sem fome. A diferença é que eles precisam acordar, mamar e dormir novamente. Você precisa contabilizar direito o que são as horas de sono noturnas. Essas horas são as que começam quando você coloca o bebê para dormir depois do ritual do sono até a hora em que você desperta pela manhã. Nesse meio-tempo, ele irá mamar, mas deve dormir logo. Esse período todo é a quantidade de horas de sono durante a noite. Se você dá de mamar às 18h30, ele dorme às 19h, mama às 22h, às 5h e desperta às 7h, ele dormiu cerca de 10 horas no total (considerando o tempo que ficou acordado nas mamadas)! Agora, se entre 19h e 7h seu filho só dormiu 4 horas, é muito provável que ele esteja trocando o dia pela noite (se durante o dia ele tira boas sonecas), esteja superestimulado ou com fome.

O que você pode fazer:
- se ele dorme mal de dia e de noite, verifique se não é fome. tire seu leite com uma bombinha para ter uma ideia da quantidade. melhore a qualidade das mamadas, deixando-o mais tempo no peito e prestando atenção na pega correta. se você dá mamadeira, aumente em 30ml a ingestão de leite. o ideal é que sempre sobre um pouco quando ele terminar de mamar. se a mamadeira fica vazia, ele pode estar com fome;
- descartada a possibilidade de fome, verifique se ele não está superestimulado. que atividades vocês fazem com ele depois que escurece? o ideal é: nenhuma! no máximo um banho, que deve fazer parte do ritual do sono. diminua as atividades depois das 16h e, quando ele acordar durante a noite para mamar, não seja divertida;
- se ele dorme bem durante o dia e fica acordado à noite, é necessário acordá-lo no horário das mamadas.

18 comentários:

  1. thais acompanho tds seus blogs, e conheçi a encantadora de bebes atraves do seu blog, li o livro azul, mais ainda estou com muitas duvidas pq meu filho ja tem 3 meses e nao sei nem por onde começar p criar uma rotina p elee.
    se vc puder me dar uma luz, serei mtoo grataa.
    beijoss

    ah meo email é nathalia.muller@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi minha filha tem quase dois meses , ela dorme mais ou menos de dia e de noite dorme duas horas seguidas e depoisfica acordada quase uma hora e dorme de 40 e 40 minutos

    pode me ajudar

    meu email e van.a@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola! Meu bebe tem 2 meses e ja se acostumou a ficar no colo e a dormir sendo ninado. Estou tentando faze-lo dormir sozinho no carrinho durante o dia e no berco a noite, mas ele chora muito e quer colo! O maior problema e que estou com um problema na coluna e nao estou aguentando ficar com ele no colo nem pra amamenta-lo! Preciso muito de ajuda. Meu email: mara.rf@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola! Meu bebe tem 2 meses e ja se acostumou a ficar no colo e a dormir sendo ninado. Estou tentando faze-lo dormir sozinho no carrinho durante o dia e no berco a noite, mas ele chora muito e quer colo! O maior problema e que estou com um problema na coluna e nao estou aguentando ficar com ele no colo nem pra amamenta-lo! Preciso muito de ajuda. Meu email: mara.rf@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Esta postagem foi removida pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esta postagem foi removida pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ola meu bb tem 03 meses, ele dorme a noite e acorda so para mama e volta a dormir denovo, ele cotuma acordar por volta das 2h e 6h da manha, mama e dorme as 07h40 ele desperta e nao quer mais dormir, visto q mamou as 06h as 09h30 ofereço a mamadeira e ele recusa, as 10h mais ou menos ele chora de sono e nao aceita mama, ele dorme acordando 30 minutos depois, ofereço a mamadeira denovo e nada vou assim ate as 12h30, nao sei como seguir a rotina das mamadas durante o dia para q ele durma a noite, o q fazer? me ajudem obrigadinha aguardo

    ResponderExcluir
  8. Ops! para que ele durma sem acorda para mama....

    ResponderExcluir
  9. Carla, um bebe tão novo como o seu nao pode ficar sem acordar pra mamar. Ele pode ter queda de açucar no sangue e causar varios problemas.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Meu bebê vai fazer 4m em 15/10. Tentei iniciar a rotina estruturada mas ele não mama 30min. Tb tentei fazê-lo dormir sozinho durante o dia pois ele só tira as sonecas depois de mamar um pouquinho no peito. Em resumo, não consegui ser persistente. Estou com medo de estar confundindo o bebê. Preciso de uma ajuda para retomar a implantação da rotina pois o meu filhote vai pra escolinha e lá ele vai ter q dormir sozinho. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Minha filha esta com 8 semanas, e se acostumou com o colo... A noite ela dorme super bem, acorda entre 2 e 3 horas da manha e dorme rapido, e volta a acordar as 6 horas, porem depois desse horario, e muito dificil faze-la dormir... Não sei o que faço, pois fico sozinha ate a hora q meu marido chega, portanto tenho muitos afazeres, e nao tenho tempo pra ficar com ela no colo o tempo todo.. Estou deixando ela chorar um pouco no carrinho, mas logo pego ela, pq tenho muuito do, me corta o coração.. Não sei mais o que fazer para ela dormir de dia.. Estou bem estressada com isso.. Me ajude!

    Email: natuflores@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ola meu bb te 7 meses, desde recem-nascido ensinei ele a dormir sozinho, mas de 2 semanas para cá ele só quer dormir com a minha companhia, já não sei mas o que eu faço, alguém pode me ajudar?
    Meu e-mail warlenecris@hotmail.com

    Obrigada,
    abraço

    ResponderExcluir
  13. olá descobrir seu blog fazendo pesquisas,volto a trabalhar mês que vêm e estou tentando criar rotina para minha filha que vai completar 3 meses 05/08. Ela dorme por volta das 22:00 e toma uma mamadeira de 60 ml,e acorda novamente por volta de 02:00 as 02:30 toma mais 60 ml e depois as 04:00/04:30(já começa a acordar de 2 em 2 horas e toma entre 30 a 40 ml),depois 06:00,depois 08:00 e 09:00as 09:30 ela já acorda. Tem como aumentar o período de sono da madruga depois das 02:00. me ajude,obrigada!
    email: sol_nivi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, você poderia me ajudar?
    Meu BB quando acorda, nem sempre quer mamar, mas quando quer, ele chora ou demonstra os sinais de fome. Eu o amamento, mas ele não larga o peito se estiver satisfeito, somente se estiver dormindo. Chega a regurgitar enquanto mama, parece que o estomago está cheio. Só consigo colocá-lo para arrotar se ele estiver dormindo mesmo. Se tento tirá-lo do peito para fazer arrotar, ele chora muito e acaba regurgitando bastante por causa do choro.
    Parece que ele está com sono, mas ñ consegue dormir. Aí é uma choradeira total.

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  15. minha bebe tem 3 semanas,quando ela tinha alguns dias até mais ou menos 2 semanas ela dormia bem de dia e de noite ,mais agora ela dorme bem de dia e de noite ela acorda pra mamar e ai pra ela dormi denovo é dificil e quando consigo fazer ela dormir e ponho ela no berço ela acorda o que faço to muito cansada tenho um filho de 1 ano e 10 meses e não da pra descansar de dia

    ResponderExcluir
  16. Olá minha bebe tem 2 meses e ela não mama só bebe leite em pó, de uns dias pra cá ela chora muito durante a noite chegando a ficar das 11 da noite as 2 da madrugada acordada e chorando já mudamos o leite, mas nada. Não sabemos mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tenho uma bebê q fará 4 meses dia 22 e estamos tendo dificuldade para ela dormir direito à noite, ela dorme mais ou menos às 21:30 hs depois de uns 40 minutos acorda e tenho q fazê-la dormir denovo, seja no colo ou no berço ( às vezes volta a dormir sozinha só com a chupeta na boca), depois dorme mais umas 4 horas seguidas, acorda para mamar e depois que mama fica se mexendo muito e acordando de 30 em 30 minutos e assim vai mais ou menos umas 2 horas, até dormir denovo e acordar às 6:30 para mamar e voltar a dormir ( se mexendo) até às 8 da manhã.... o que será q acontece q ela acorda depois de 40 minutos e pq será q ela se mexe tanto depois da primeira mamada???? Ahhhh durante o dia tb é assim, ela tira uma soneca às 9:30 ( soneca de 40 minutos), outra às 17:30 e outra às 19:30 ou 20 horas (não consigo fazê-la ficar acordada nessa ultima soneca), o que estou fazendo errado??? PRECISO DE AJUDA..... Obrigada.... meu e-mail é rubiaspacjs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Meu bebe tem 2 meses e meu leite é insuficiente então dou complementa, mas ele ainda sente fome, tenho medo de oferecer mais para ele e ele passar mal, pois já toma 120 ml, o que posso fazer?

    ResponderExcluir