Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

"Meu bebê de 3 meses acorda duas vezes de madrugada para mamar"

Estou lendo o livro mas tenho dúvidas... Meu bb Felipe, está com 3 meses tira soneca de 30 min as 9:00hs, as 11:30hs (essa soneca varia, antes eram 3 horas, agora está em 1 hr), e as 16:30hs /17:30hs, mais 30 minutos, dorme as 20:00hs, acorda as 2:00hs, as 5:00hs e as 7:30hs para mamar, mama com vontade, mas uns 10 minutos LM. Esse padrão está correto? Será que dava para ele dormir a noite toda se eu alterasse algo? Grata desde já.

Oi Mystica,

As sonecas serão mais curtas daqui para a frente, pois RNs dormem muito mesmo. A média é de 1h cada soneca, podendo variar (cada bebê é de um jeito).

É necessário conhecer toda a rotina de soneca da tarde para entender o que pode estar acontecendo. Você diz que ele tira uma soneca das 16h30 às 17h30, o que "mata" um pouco o horário do ritual do sono, que "deveria" começar quando anoitece, por volta das 18h. Verifique as sonecas anteriores e não deixe que ele durma mais de 2h durante o dia.

Bebês amamentados acordam mais vezes, isso é fato. Você tem dado a mamada dos sonhos? Se ele dorme às 20h e só acorda às 2h, ele está ficando esse tempão sem mamar. O ideal seria ele mamar dormindo por volta das 23h, o que certamente eliminaria a acordada no meio da noite, esticando para o início da manhã (entre 5h e 7h). Mas leva um tempinho para ele pegar o bico dormindo e, depois, para o corpo dele acostumar (de 3 a 7 dias). Precisa ser consistente e regular as sonecas do dia também.

Boa sorte.

6 comentários:

  1. Minha bebê de 3 meses estava acostumada a acordar às 3h ou 4h da madrugada para mamar já há algumas semanas. Antes dormia a noite toda. A pediatra sugeriu que déssemos a última mamada da noite com ela dormindo às 23h30, pra esticar esse horário de ela acordar. Já faz 2 dias que fazemos, e ela mama bastante, mesmo dormindo, mas continua acordando... será que vai dar certo? O que fazer pra ela parar de acordar de madrugada? Devo oferecer menos leite na madrugada, pra ela ir se acostumando que não é horário de mamar (que não precisa, pois já mamou mais do que aguenta)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou deixar meu comentário para o caso de alguém acessar o blog com as mesmas dúvidas, pois a bebê da Fabi deve estar bem grandinho hj.

      Primeiro que a Organização Mundial da Saúde - OMS (pode procurar pelo google que tem) recomenda amamentar em livre demanda (sempre que o bebe estiver com vontade)até os 6 meses. Não há necessidade de complementar com outro leite, apenas amamentar adequadamente (na minha cidade, o pessoal do banco de leite da informações gratuítas, ajuda bastante). segundo eles não existe a tal historia do leite fraco...

      Minha filha foi acostumada apenas mamar no peita em livre demanda até os 6 meses (por isso a licença maternidade de 6 meses para a criança, isso não e um luxo para a mãe!!!) Largou as mamadas noturnas aos poucos, mas recomendo as mamães conhecerem bem seus filhos e com um pouco de paciência (as vezes muita, o que vale a pena) as mamadas noturnas principalmente desaparecem, principalmente com 6 meses quando começa-se a inserir as papinhas.
      Alimentar bem o bebe antes de dormir, com uma papinha de fruta, ou uma sopinha, mesmo que não esteja com fome, também funciona. Se acordar de madrugada, não vai ser fome, então ficar pertinho dele, fazer um carinho, dar um aconchego, funciona; para ele se sentir seguro e entender que pode continuar dormindo. Os bebês ainda pequeninhos acreditam que se a mamãe e o papai desaparece do campo de visão deles, eles desapareceram. Faz parte do desenvolvimento, e enquanto vai crescendo isso desaparece!! Recomendo o artigo: http://guiadobebe.uol.com.br/hora-de-dormir/, assim como vários artigos do site.

      Excluir
  2. Oi, meu bebe também acorda duas vezes de madrugada pra mamar. Ele mama peito durante todo o dia, não respeita o intervalo de 3 em 3 horas, ou seja, mama toda hora e a noite por volta das 23:00h toma mamadeira. Tento dar 120ml, mas ele não mama tudo, mama em media 70ml. Dou banho nele 21:00 e ele já fica morrendo de sono, mas dorme umas 22:00h,acorda 2:20h, depois 5:30h,depois 7:30 e depois definitivamente 9:30.durante o dia, ele tira um soninho de meia hora 12:00, depois mais meia hora as 15:00 e depois quase uma hora as 17:00. Me ajudem, estou exausta.obrigada.Renata

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho um bebê de 2 meses e duas semanas e estou em um estado de desespero. Ele é uma bebê que não tem rotina nem noite nem dia. Ou ele esta no peito que é só o que ele quer ( é como se quisesse fazer meu peito de chupeta) ou dormindo que é um estado muito raro ou chorando e ele chora aos gritos. Ele é um bebê que mama leite materno só a cada 20 minutos 30 minutos as vezes até uma hora, parece insaciável e dorme muito muito pouco durante o dia, os soninhos dele é de 20 minutos 30 só as vezes é que sao um pouquinho mais duradouros. isso das 7 da manha até uma 21 ou 22 horas. e durante a noite acorda varias vezes para mamar a casa 2 horas ou 1hrs e meia. Nao sei mais o que fazer, já deixei chorando pra ver se para e cansa e dorme e nao deu certo, tbem só dorme se estiver no peito, tentei em uma atitude de desespero dar o leite artificial ele recusa nao quer de forma alguma insisti até que mamasse mamou dormiu durante algum tempo. Acordou e vomitou tudo muito mesmo, tento faze-lo pegar chupeta também nao pega já tenho umas 6 chupetas e nenhuma ele quer. Assim é uma bebê saudável nasceu de 8 meses mais esta ganhando peso legal segunda a medica, teve cólicas nos do primeiro 15 dias até mais ou menos 2 meses, acredito eu que nao tem mais. As poucas vezes que consigo brica com ele ele responde já com sorrisos lindos. E a pediatria vivi me dizendo `` é normal mãe, é assim mesmo ´´ Como quase sempre ele mama de mais as vezes penso que ele fica enjoado, porque esta passando mal de tanto mama, algum tipo de mal estar.
    Bom estou desesperada,preciso de ajuda ou um consolo uma orientação, qualquer coisa, não é possível que esta simplesmente certo. Todos os depoimentos de mães que leio ou a criança tem cólicas ou dificuldade de dormi a noite o durante o dia, e meu que é dia e noite?.
    meu e-mail é cris.aarrais@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Deixei meu comentário na Resposta à dúvida da Fabi e recomendo o artigo: http://guiadobebe.uol.com.br/hora-de-dormir/

    ResponderExcluir
  5. Minha bebe tem 3 meses , acorda 3 vezes na madrugada ela mama LA , dou 120 pq ela tem refluxo e vomita grande quantidade se mama muito ela mama d 4 em 4 hora , por conta do refluxo , oq faco pra ela dormi a madrugada toda ????

    Bjoos

    ResponderExcluir