Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

"Meu bebê de 5 meses dorme bem, mas às vezes acorda às 4h da manhã"

meu bebe tem 5 meses. durante o dia toma 180ml de leite. e agora tá começando a comer frutinha as 10:30 da manhã. as 18:30 toma 210ml. banho as 19:00. dorme no berço as 19:30 (esse horário ele já tá dormindo). as 23:00 toma 180ml (dormindo). normalmente acorda 6:00 da manha, mas as vezes acorda as 4:00 - 4:30, eu tento fazer dormir mas não dorme mais. quando não acorda fica se mexendo muito no berço (prestes a acordar)exatamente nesse horário. durante o dia ele dorme das 8:00 as 08:30, 11:30 as 14:30 e as vezes das 16:30 as 17:15. o que eu faço pra ele não acordar mais as 4:00 - 4:30? sei que não é fome pq mesmo quando acorda nesse horário só toma leite as 6:00 - 6:30. pode ser o sono durante o dia, mas o que mudar?? obrigada pela atenção desde já!!

Oi Gi,

Ele está em uma fase de transição. O fato de regularmente ele acordar às 6h é o que deveria servir de parâmetro para você. Ele pode acordar às 4h30 às vezes porque pode ter fome ou por qualquer outro motivo. Você está indo bem - basta continuar como está fazendo que em breve essas acordadas cessarão. Não ache que é um problema porque não é. Continue com a rotina consistente.

11 comentários:

  1. Olá,

    A minha menina tem 4 meses e também dorme muito bem durante a noite, só que nesta ultima semana acorda às 4h e as vezes um pouco mais cedo. Sei que não é fome porque já tentei dar maminha e ela não mama quase nada. A ultima toma de LM é as 24h, mudo a fraldinha e dou o leite, mas sinto que ela dorme bem e descansada até as 4 e depois dessa hora acorda e pareçe que quer brincadeira e as vezes mesmo dando colinho e miminhos não resulta. Ela por vezes adormece e eu coloco logo no berço e ela acorda logo de imediato e chora. O que posso fazer para ela dormir descansada das 24h até às 6h?

    Outra questão, as vezes sinto que ela fica frustrada porque não consegue fazer o seu coco durante a noite, será por isso que fica inquieta e acorda às 4h.

    Beijinho e obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ola...meu bb vai fazer 6 meses na próxima segunda, desde de quando ele nasceu estipulei rotina do sono dele, ele sempre teve dificuldade para dormir, mas agora não estou conseguindo fazer com que ele cumpra os horários dele do dia que são das 09:00 as 10:00, 12:00 as 14:00 e 16:00 as 18:00. O que devo fazer??? Alguém me ajuda???

    Lene.

    ResponderExcluir
  3. Meu marido e eu estamos quase ficando loucos. Nossa filha nunca dormiu direito. No primeiro mês mamava no peito quase que de 1 em 1h. Gradativamente foi melhorando e, por curtísimo período, entre o 3º e o 4º mês, chegou a dormir até 7-8h por noite. MAs isso foi uma vã ilusão, a partir do 4º mês ela só dorme, no máximo, pr 4h seguidas por noite.
    Isso tem acabado com a gente, principalmente agora que voltei a trabalhar. A Pediatra sempre diz que isso é "normal", que a quantidade de sono varia de criança pra criança. MAs o fato é que ela já está com 7 meses e nunca conseguimos estabelecer um rotina para o sono dela. Hoje, ela come sopinha salgada as 18-18h3o, às 21h dou um banho morno, agasalho bem, levo pro quarto já na penumbra e dou 210 ml de leite materno. Antes ela acordava uma 2 e meia pras 3h da madrugada mamava no peito e depois de uns 20 minutinhos dormia de novo e acordava só as 6-7h. Mas agora, mesmo fazendo a rotina que descrevi, ela começa a se mexer no berço perto de 1 e meia, umas 2 e pouco ela acorda e só vai dormir de novo perto de 4h!!!! Nese intervalo eu tendo dar de mamar, mas noto ela cada vez mais desinteressada, ontem deu 150 ml de LA, mas mesmo assim, ela não dormiu, fica irritada, chora, levanta, senta...Eu tiro do berço, troco a fralda, verifico a temperatura do ar condicionado, mas NADA resolve, ela simplesmente não dorme, aliás, só dorme quando realmente fica exausta aí dorme e acorda 7h.
    Durante o dia, ela dorme por uma hora ou uma hora e meia antes do almoço. A tarde tb tira um soninho de no máximo das horas e só!
    Com relação ao meu sono, apesar da privação deste me deixar muito cansada, eu meio que me acostumei. O que está me levando ao desespero é o fato de achar que ela está sofrendo, pois tornou-se uma bebe irritada, quando chega a noite, ela não brinca, fica todo tempo choramingando, como se estivesse com sono, mas sem conseguir dormir.
    Pelo Amor de Deus, ajudem-me!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho procurado imensamente e não acho tópicos que falem sobre:

    - bebes que acordam para brincar a noite.

    Minha bb de 6 meses dorme as 9 sem problema algum. Acorda para mamar e não quer voltar a dormir. Fica 1h30 acordada , depois dorme e acorda super cedo, às 5h20.

    E de dia, ela só dorme 4 horas (1 de manha, 2 a tarde e 1 a tardezinha). Estou preocupada pq ela dorme em média apenas 10 ou 11h por dia, e perante a tabela não é normal.

    Tento achar a solução no livro Encantadora de bebes e não consigo!

    O que fazer?
    Crianças que acordam rindo no meio da noite e não voltam a dormir...(falo baixinho, sem luz , nao troco fralda,etc... já fiz de tudo). Deixar dormir menos de dia? Impossível, já dorme 3h , pouquissimo, onde está o problema?

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Meu bb tem 5 meses e 2 semanas
    Estou tentando seguir a rotina d 4 em 4 hrs.
    Quando ele estava com 4 meses ainda, as mamadas ele ate q estava tomando tudo,mas agora as vzs preciso acorda-lo para mamar,as vzs toma e as vzs nao toma tudo,fica esperneando e não quer tomar nem metade.
    Mas na hr da atividade ele não se satisfaz com nada,logo fica bravo se nao consegue pegar ou se fica sem dar atenção para ele,só quer brincar com os brinquedos se estiver junto ,antes o andador era sua alegria,agora fica com uma carinha de quem não gostou e não fica muito tempo logo chora.
    Quando coloco ele para assistir tv só quer assistir tv sentado,mas ainda não tem tanto equilíbrio,então tenho q ficar com ele ou colocar almofadas ao redor para apoia-lo...ou se coloca ele deitado no mouchão ele reclama pq quer levantar,ai vira de bruços,mas começa a reclamar e daqui a pouco chora .

    Ai fica com sono e dorme,coloco na cama e dorme sem proplemas,as 2 hrs certinho.
    Mas qndo chega as 17 hrs que ele da uma soneca rápida.
    Ai dou banho nele,pq se dou logo q ele mama volta muito o leite na hr do banho e na hr de colocar a roupa.
    Ja na hr de tirar a roupa ,ja começa a chorar,na hr do banho não ele brinca,mas na hr de colocar a roupa tbm chora.
    Ai ja esta manhoso,as vzs não quer mamar,não quer dormir,nada o satisfaz,só quer colo .
    Pego ele no colo para tentar faze-lo dormir ele começa a se espernear. .
    Ai só consigo faze-lo dormir deixando ele chorar muito,tipo uma hr quase só chorando.
    E se ele chora mutioooo que fica muito cansado e dorme,e as 23 hrs não mama quase nada ,se invez d 23 hrs der as 2 da manha ele toma tudo.
    E ele teve muita colica nos 3 primeiros meses,agora se torce anoite ,mas soltando os bunzinhos ele volta a dormir
    Por favor poderia me ajudar a me organizar?
    Obrigada
    Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor não deixe o seu bebé ver televisão. Está mais do que comprovado que atrasa o desenvolvimento cerebral dos bebés. Os bebés não devem ver TV até aos 3 anos. Além. Do atraso no desenvolvimento cerebral, causa irritabilidade e Estados de confusão. Talvez seja essa a razão do comportamento dele

      Excluir
  6. meu bebe tem 3 meses de tres semanas p cá ele dorme remexendo demais e não me deixa durmir ,, ele chuta o tempo todo ,,,,alguem passou por isso...me ajudem

    ResponderExcluir
  7. olá meu bebê tem 6 meses e não dorme direito nem de dia e nem á noite, de manhã acorda 6h dorme 9h ai acorda 11h ai dorme 14h acorda 15h fica mt sono ai dorme 17h acorda 18h fica com muito sono ai nao deixo ele dormir fico brincando com ele até as 22h ai dou banho e mingal ai acorda chorando 11h, coloco ele p dormir de novo ai dorme acorda 2h da manhã dou mingal só toma a metade ai dorme de novo ai acorda 6h ou 7h da manhã. oq faço? queria parar com essas mamadas de madrugada, e que já era p ele ta dormindo a noite toda.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal! o meu bebê tem quase 5 meses e está em uma fase de acordar de hora em hora a noite toda... como ele nao conseguia dormir (qdo recem nascido dormia no maximo 9 hrs ao todo por dia), acabei acostumando-o a dormir no peito... e agora não consegue dormir sem...

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu filho está com cinco meses e meio,é por recomendação da pediatra ele começou a comer papinha doce e salgada por conta de não atingir o seu peso e com isso percebi que com o passar da adaptação de comida ele dorme a cada duas horas ele acorda 6:30/7:00 e mama mamadeira 90ml e leite materno, 9:00 tira soneca de 40 a 50 minutos e quando acorda come a frutinha ou toma suco,10:30/11:00 ele almoça e não estímulo a dormir deixo ele acordado (nem sei se estou fazendo certo),12:30/13:00tira sonequinha,acorda e toma suquinho ou frutinha,por volta das 16:00 toma mamadeira mais leite materno (detalhe as horinhas que ele está acordado ele assiste um pouco de TV, brinca no tapete ou fica no carrinho enquanto vou arrumando a casa)e quando vai dando umas 7:00/7:30 toma banho mama madeira e leite materno e dorme até umas 3da manhã, eu amamento só no seio.Esse horário que ele faz entre sono e comer está correto?ele não está dormindo demais?Grata
    Flávia

    ResponderExcluir