Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Encantadora de bebês para iniciantes

Se o seu filho é recém-nascido:

- estabeleça a amamentação.
- se concordar com isso e seu médico permitir, dê uma mamadeira com leite artificial à noite, por volta das 23h, para o pai também participar da alimentação do bebê e a mãe poder descansar.
- descanse, durma sempre que o bebê dormir.
- esqueça um pouco TUDO o que não for essencial. passa rápido essa fase e logo você poderá fazer tudo de novo. - facilite o máximo que puder o dia-a-dia de vocês deixando fraldas fora do pacote, água quente na garrafa térmica etc.
- tente estabelecer uma rotina. se ele mamou e você sabe que ele está sustentado, cerca de 40 minutos depois de ter acordado você já pode iniciar o ritual do sono para ele dormir. troque a fralda, feche a janela do quarto, fale baixinho com ele e sente-se na sua cama ou na poltrona com ele de pé no seu colo, com a cabeça no seu ombro, e dê tapinhas de leve nas costas. pode cantar. sempre fale baixinho. o objetivo é acalmá-lo e não estimulá-lo de qualquer maneira. quando ele estiver com os olhinhos fechando, coloque-o no berço.
- acorde-o gentilmente se ele já estiver dormindo 2h durante o dia. de noite, deixe que ele acorde quando quiser (ou acorde-o de 3 em 3 horas se essa for a orientação médica, para amamentar).
- quando começar a escurecer, dê banho no bebê e inicie o ritual do sono noturno. depois que ele dormir, deixe que acorde somente quando quiser (ou se o médico pediu para amamentar de 3 em 3 horas por motivo de saúde).
- quando ele acordar de noite, faça tudo no escuro. tenha uma daquelas luzes de tomada (azuis, bem fraquinhas), ou no máximo um abajour com a lâmpada baixa, e não seja divertida. dê carinho, amamente, mas não cante, brinque ou faça festinha. assim você ensinará que de noite é hora de dormir, mas que você sempre estará ali para ele quando ele precisar. quando terminar de amamentar, verifique a necessidade de trocar a fralda e coloque-o novamente no berço.
- se estiver muito cansada de levantar do seu quarto a noite toda, coloque uma cama no quarto do bebê. ele pode dormir com você e vocês podem colocar um bercinho no quarto de vocês, ou colocá-lo no carrinho, mas a transição para o berço depois pode ser difícil para ele. melhor começar da forma que deseja manter depois. é mais fácil você mudar de quarto do que ele.

- é comum um bebê recém-nascido acordar duas vezes de madrugada (às 2h e às 5h, por exemplo, mas obviamente os horários variam). com o tempo, ele vai espaçando. tenha paciência.
- é comum um bebê chorar muito de madrugada e não conseguir dormir. sempre que o bebê chorar, faça essas perguntas para descobrir o motivo (link).
- a rotina não vai acontecer agora, mas é importante você ser constante porque, quando menos esperar, estará funcionando.

Se o seu filho tem de 1 a 6 semanas de vida:

- anote durante três dias os hábitos do seu bebê: que horas acorda, como acorda (chorando ou brincando?), quantos cocôs fez, quanto mamou, quantas vezes, quanto tempo dormiu, depois de quanto tempo acordado fica com sono etc. depois de três dias, você verá um padrão. esse padrão servirá para você estabelecer uma rotina para ele de acordo com as necessidades do bebê.
- a rotina EASY significa fazer as coisas em uma determinada sequência: E (eat = comer, mamar), A (activity = atividade, trocar fralda, brincar com os pais, observar a janela, o móbile, passear), S (sleep = dormir) e Y (you = você, a hora que você dorme, descansa ou cuida da casa).
- procure estabelecer essa rotina. ela demora para "funcionar". é importante ser consistente e fazer todos os dias da mesma forma.
- com relação ao sono, veja na lista acima, para bebês recém-nascidos. vale o mesmo para sonecas diurnas e sono noturno.

- até 6 semanas, é comum acordar duas vezes de madrugada, igual a um bebê recém-nascido. se seu bebê tiver tendência a isso, pode ser que ele esteja acordando somente uma vez de madrugada. ótimo!
- sobre o choro, veja na lista anterior também um link para descobrir o que é.

(continua)

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por postar sobre o EASY! Estava vasculhando a internet em busca do EASY e achei o seu blog (q é muito bacana, por sinal). Estou louca com o meu bebê de 10 meses.. ele só dorme no colo sendo ninado e acorda várias vezes à noite...

    Vou ficar aguardando as próximas postagens até vc falar sobre como aplicar o EASY p/ bebês + velhos !

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde!

    Estive vendo seu site e ele é muito bom, parabéns! E o foco do seu site é muito importante para nossos leitores.
    Por isso venho te convidar a conhecer e participar do Agrega Pais, o único agregador de links exclusivo com assuntos para papais mamães, avós e a família em geral.

    Nele vc pode divulgar seu site sem custos apenas participando e para participar você pode enviar um link direto pelo site e também pode se tornar parceira com possibilidade de divulgarmos ainda mais seu blog. E melhor, tudo isso de graça!
    Uma ótima forma para você aumentar seus leitores.

    http://agregapais.com.br/
    Att,
    Edna Corsi

    ResponderExcluir
  4. Olá, como vai? Será que vc poderá me ajudar... Estou angustiada! Tenho um bebe de 3 meses e ele está com dificuldades do sono, as sonecas dele duram aproximadamente 45 min.! Iniciei com ele o metodo p.u./p.d. e o método diz para pegar o bebê no colo e assim que ele parar de chorar colocá-lo no berço, mas assim que começo o ritual dos "4 S" ao enrolá-lo na manta ele ja começa a chorar e não tem nada que eu faça para que ele pare, quando tento fazer o silenciar e dar tapinhas parece ficar ainda mais irritado então não consigo colocá-lo no berço para aplicar a técnica... Quando consigo ele já chorou por uns 30 min seguidos ai ele se acalma e coloco no berço e ele chora de novo, pego no colo demora mais um tempao para conseguir acalma-lo. Será que eu estou no caminho certo sei que é dific1il e estou disposta a ensina-lo. Me ajude por favor... Aguardo resposta! Obrigada

    ResponderExcluir
  5. meu bebe tem 5 meses. durante o dia toma 180ml de leite. e agora tá começando a comer frutinha as 10:30 da manhã. as 18:30 toma 210ml. banho as 19:00. dorme no berço as 19:30 (esse horário ele já tá dormindo). as 23:00 toma 180ml (dormindo). normalmente acorda 6:00 da manha, mas as vezes acorda as 4:00 - 4:30, eu tento fazer dormir mas não dorme mais. quando não acorda fica se mexendo muito no berço (prestes a acordar)exatamente nesse horário. durante o dia ele dorme das 8:00 as 08:30, 11:30 as 14:30 e as vezes das 16:30 as 17:15. o que eu faço pra ele não acordar mais as 4:00 - 4:30? sei que não é fome pq mesmo quando acorda nesse horário só toma leite as 6:00 - 6:30. pode ser o sono durante o dia, mas o que mudar?? obrigada pela atenção desde já!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adoro seus blogs, me identifico bastante!
    Queria tirar uma dúvida sobre o EASY com vc.... É possível?
    Obrigada!
    Isadora

    ResponderExcluir
  7. Seu blog esta otimo. Minha bebe tem 2 meses e 3 semanas. Estou com problemas nas sonecas do dia. Vou esperar ansiosa pelo seu post sobre mais de 6 semanas.

    ResponderExcluir
  8. Olá como vai?
    Li o livro da encantadora de bebes tracy h. e sigo uma rotina com meu bebe.Amamento de 3h x3h! 20 minutos. durante a noite ele dorme de 6 a 7 horas direto. e fez 4 meses esta semana (10/04/12).
    Mais a uma semana ele esta com o comportamento estranho: durante o dia se esta acordado e hegA sua hora de mamar ele nao quer. só de coloca-lo na posiçao para mamar ele arqueia as costas para traz e começa a chorar! tenho que faze-lo dormir pra que mame meio sonolento, e mesmo assim tem mamadas do dia que mama só 5 minutos! levei no pediatra e ele ganhou peso, aparentemente nao há problemas, o pediatra falou pra eu fazer as mamadas de 4h x4h. mais fiz isso e ele acordou de madrugada com fome! pois lhe ficou faltando 1 mamada! o que pode ser que ele nao quer mamar como antes??? aguardo sua respota!!!
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu estou passando a mesma coisa com meu bebê. Seu bebê mama leite materno ou formula?

      Excluir
  9. Olá gostaria de saber se tem diferença entre o livro azul e o rosa da encantadora. Eu queria comprar o livro e não sei qual deles eu devo comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati, sim, são dois livros diferentes. O azul explica o método e é mais voltado para RNs. O rosa tira dúvidas e é mais específico para as fases do primeiro ano. Ambos são importantes porque se complementam.

      Excluir
  10. Estou muito preocupada, meu bebe tem 9 meses e ele nao quer pegar outro leite sem ser o matarno, ele vai para a escola no periodo da tarde e mesmo assim nao toma nenhum leite, e acorda no minimo 5 vezes durante a noite para mamar, estou exausta e vejo que ele tambem pois esta cheio de olheiras, levei na pediatra e ela me falou que ele esta ficando com fome, que ele tem que tomar uma mamadeira para dormir, mas ele nao pega de jeito nenhum. O que devo fazer?
    Aguardo um contato,
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  11. OI...estou feliz pq através do site eu aprendi muita coisa..
    Antes eu acordava várias vezes com o meu filho de 3 meses para amamenta-lo...
    Agora ele sabe diferenciar dia e noite,qnd eu dou o banho a noite ele sabe q é a hora do sonão da noite..Eu amamento ele antes do banho,e ele dorme sozinho com a chupeta..
    Porém,Ele acorda entre 3:30 e4:00h eu o amamento e ele dorme outra vez,Eu gostaria de saber como eu cancelo esse despertamento dele neste horário,ele mama pouquinho,porém ñ é fome..Eu agradeço se vc me passa uma dica!!!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Olá minha bebe completa dois meses dia 15/05 li mto sobre o metodo easy e estou tentando aplicar , mas ela mama de duas em duas horas tento espaçar as mamadas mas ela chora mto e acabo cedendo, só ofereço leite materno ela esta ganhando peso ,mto por sinal ...enfim gostaria de saber como faço para q ela mame de tres em tres horas?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Tenho um bebê de 4 semanas e dois dias, e estou seguindo o método Easy com ele mas tenho uma dúvida. Meu bebê tem muito refluxo e quando tento troca-lo após a mamada ele gorfa muito. E se eu troco a fralda antes da mamada ele dorme direto. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  14. Olá... meu bebê tem 1 mes e uma semana de vida e às vezes, depois de mamar, eu troco a fralda, ele fica acordado um tempo olhando para tudo no mesmo lugar ou às vezes em lugares diferentes e depois começa a bater os braços e a chorar, eu interpreto como agitação. Gostaria de saber o que faço nessas horas. Se eu deixo ele sozinho, no berço, resmungando (ele resmunga, dá uns gritos e depois pára... outras vezes chora e pára continuamente) depois de uns 20/30 minutos ele dorme.. ou se eu tento ficar com ele no colo, embalar, dar chupeta ou coisa parecida para que ele se acalme?

    ResponderExcluir
  15. olá! parabéns pelo blog!!! obrigada
    e cade a continuação desse texto maravilhoso?

    ResponderExcluir
  16. Olá! Parabéns pelo blog, é execelente. Li o livro da Tracy e com minha bebê de 13 dia surgiram dúvidas. Ela tem o tempo de mamada de 20 min em cada seio com interevalo para arroto no meio e depois. Quando ela se vê indo para o berço dormir fica agitada e chora sem parar fazendo o gesto de virar a boca para mamar. Sei que ela mamou, apesar de ter dormido também no seio e eu tentado acordá-la. Ela não consegue dormir e às vezes só quer ficar chupetando o seio. Estou muito abalada pois simplesmente só existe cansaço de todos aqui em casa, inclusive dela...

    ResponderExcluir
  17. O fernando tem mto refluxo por isso tem dificuldades pra dormir... o que eu posso fazer ? Ja comprei os travesseiros antirefluxo, so que por conta disso so consegue dormir no colo... e as vezes coloco no berço e ele acorda soluçando ou pq nao mamou direito por causa do refluxo..

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Meu bebê fez 4 meses (03/04/15) ele é um amor, gostaria de saber o que posso fazer quando ele acorda a tarde depois dos coxilos,pois se dorme no Máximo 1hr e meia acorda chatinho e Chorando,e se dorme de 2hr ou + ,acorda todo risonho. O problema é q o sono dele ta ficando curto. E a noite dou inicio de 17:30 com o banho,começo dar mamar 18:00 e ele dorme 19:00 a 19:30. Deixo ele se satisfazer no peito mas quando ele ta quase dormindo acorda logo chorando como se tivese sentindo minha falta,pois faço faculdade e minha mãe fica com ele. Como faço pra deixar ele dormindo desde 18:00,minha aula começa 18:30. Sim....sempre deixo leite Materno na chuquinha.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que cada bebê, com seu próprio organismo, têm necessidades únicas a eles. Fiz um post falando sobre o sono dos meus filhos no meu blog. Quem quiser dar uma passadinha lá para ver, será bem-vindo. Abraços

    Por que seu filho dorme a noite toda e o meu não/

    ResponderExcluir