Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dicas para o bebê dormir a noite inteira

A Encantadora de Bebês acredita que a maioria dos problemas de sono são, na verdade, problemas de alimentação. Por exemplo, se um bebê não dorme à noite toda entre 6 e 8 semanas, significa que ele não está mamando o suficiente durante o dia. Algumas dicas, então:

* Se o bebê já dorme de 5 a 6 horas por noite, e de repente começou a acordar de madrugada com fome, pode ser - e provavelmente é - um impulso do crescimento. Sendo assim, alimente o bebê naquela noite, mas no dia seguinte aumente a quantidade de leite ingerida. Se você amamenta somente com leite materno, diminua em meia hora a frequência das mamadas. Se alimenta com leite artificial, aumente em 30ml cada mamadeira.

* É importante prestar atenção à duração das sonecas durante o dia. Se o bebê dorme mais de 2 horas durante uma soneca, é claro que isso vai interferir no sono noturno. Sendo assim, deixe o bebê dormir por 1h30, no máximo 2h, durante o dia. Isso equivale a uma frequência de mamada de 3h - mamar, brincar, trocar fralda, dormir - então dormir mais tempo significa que ele está mamando menos durante o dia, por isso acordará à noite com fome.

* Se o bebê acorda no mesmo horário todas as noites, parecendo um reloginho, pode ser que ele já tenha adquirido um mau hábito. Nesse caso, é necessário verificar duas coisas: 1) se, quando ele acorda, está realmente com fome, ou mama só um pouquinho e já dorme, e 2) se, quando ele acorda, você brinca muito com ele. Se ele está realmente com fome, isso significa que ainda é cedo para tirar essa mamada, pois ele precisa do suprimento a mais de leite. No entanto, recomenda-se aumentar as mamadas durante o dia para ver o resultado. Se mesmo assim ele continuar mamando bastante, espere mais uma semana. Se quando ele acorda você brinca muito com ele, ele já está aprendendo a acordar para ficar brincando com a mamãe. Nesse caso, quando ele despertar, seja amorosa e carinhosa, mas não brinque muuuito. Faça o que tem que ser feito, mas sem dar a impressão que já é hora de levantar. O bebê precisa aprender que aquela é hora de dormir. mantenha a luz baixa (no máximo um abajour fraco) e fale bem baixinho, se achar necessidade de falar alguma coisa.

* Aqui entra uma técnica que ela chama de "mamada dos sonhos", que significa "calibrar o tanque" antes da madrugada. Por exemplo, em um bebê cuja rotina é de 3x3 horas:

17h00 - mamar menos que o habitual (60ml em vez de 120ml, por exemplo)
19h00 - (somente 2h depois) mamar normalmente e, depois disso, dar um banho bem gostoso, fazer uma massagem, enrolá-lo em uma manta e tudo o mais que verdadeiramente o relaxe - é 99% de certeza que ele durma agora
22h00 - (ou 23h00, no máximo) amamente-o ou dê a mamadeira com leite artificial com ele dormindo. se ele toma geralmente 120ml, dê 150ml ou 180ml. se ele mama no peito, deixe-o mamar o tempo que conseguir. a ideia é ele "encher o tanque" mesmo, de forma que aguente 5 ou 6 horas sem mamar. alguns bebês demoram a pegar o bico do seio ou da mamadeira dormindo, então é necessário insistir durante vários dias seguidos até conseguir.

É fundamental combinar essa técnica com o aumento das mamadas durante o dia, pois é a frequência que garante um bom suprimento para a noite toda.

* "Dormir a noite toda", para um bebê de 2 a 3 meses, significa de 5 a 6 horas - ou seja, da meia-noite às 6h. Tem gente que acha que os bebês devem dormir 10h por noite sem acordar com fome. Bom, há bebês que dormem, mas isso vai da personalidade de cada um! Agora, o normal, o esperado, é que durma de 5 a 6 horas, o que já é considerado dormir a noite inteira. "Dormir a noite inteira" também significa que, quando ele acorda para mamar, ele mama e dorme, sem ficar um período acordado. Então, se ele dorme às 19h, mama às 22h30, às 2h30 e acorda às 6h, sim, ele está dormindo a noite inteira. É bom diminuir as expectativas. O primeiro passo, com a mamada dos sonhos, é cortar a mamada das 2h30, mas isso só acontecerá se você fizer tudo direitinho durante o dia (ajustando as mamadas) e se ele não estiver passando por um ilpulso de crescimento, que também dura pouco tempo.

* A "mamada dos sonhos" não deve ser dada depois das 23h, pois senão você divide a noite, o que é justamente o que quer evitar. O bebê não está nem aí para um dia de 24h - ele não sabe o que isso significa. Mas você pode ensiná-lo o que é dia e o que é noite. Se você amamentá-lo muitas vezes durante a noite, então, ele não verá qualquer problema em acordar de madrugada para mamar de 3 em 3h, como faz durante o dia. Por isso é importante estender a sonequinha das 20h30 (depois da mamada das 19h), e depois colocá-lo no berço à meia-noite, após a mamada das 23h. Se você estender em 1h essa soneca e o amamentá-lo à meia-noite, querendo que ele durma da 1 às 7h, por exemplo, não vai surtir o mesmo efeito, pois ele terá dormido muito antes dessa mamada, e depois não terá sono.

17 comentários:

  1. Ola Tais, tenho um bebezinho de quase 8 meses...e gostaria de saber ate qdo vc deu a mamada dos sonhos? E como vc fez para ele nao acordar? To muito em duvida..Obrigada...ah, sinto falta dos seus comentarios sobre a rotina do seu bebe, sei que nao e mais seu objetivo, mas ajudava MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Tais!
    Tenho uma duvida com relação a essa rotina..as 17:00 o bebe mama e fica acordado até as 19:00? Depois as 19:00, mama, bainho e dorme até as 22:00 e ja dou a mamada dos sonhos?ou seja dorme quase 3 horas seguidas e embala na mamada dos sonhos?Agradeço seus esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tenho uma filha de quase 10 meses e gostaria de saber se esse método serve também para ela.

    ResponderExcluir
  4. minha filha tem 1 ano e 9 meses e a hora do sono p nos e um problema. tem 1 mes q tirei a mama mas ela sempre acorda 3 vezes na noite e so sossega se a gente colocar na cama. ela se alimenta bem janta e antes de dormir umas 10 hs toma mingau. n sei o q fazer, ja vi sos baba e super nanny deixar chorar ate dormir mas acho q n consigo fazer isso, o q faco?

    ResponderExcluir
  5. Meu bebê tem 5 meses ele acorda uams 8:00 da manhã depois dorme por volta de meio dia depois por volta das tres da tarde depois por volta das dezoito dezessete horas, ai ele dorme umas nove dez horas mas fica acordando de noite, testei umas duas semanas dar o Nã por volta da meia noite mas mesmo assim umas quatro horas da manhã ele acorda pra mamar no peito depois as seis e fica dormindo e acoradnado até umas oito, to fazendo tudo errado né, to tão insegura, e ele só dorme depois de mamar ou ninando.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post!
    Muitas vezes as novas mamães não associam as mamadas ao sono noturno da criança, esse post é um grande auxílio não somente para fazer com que o bebê durma a noite toda, mas para o entendimento dos processos de alimentação e sono dele, que tanto difere dos nossos... Começando, inclusive, pela quantidade de horas do que se considera “uma noite inteira”! Parabéns pelo post!
    http://artbabydf.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi meu bebê tem 10 meses e acorda de 2 em 2 horas para mamar dou mama as 00:30 dai mas não adianta ele acorda varias vezes .
    Ele mama somente no seio agora que estou conseguindo dar 100 ml de mamadeira antes do banho as 19:00
    Por favor se puder me dar uma orientação como fazer para ele dormir a noite
    Obrigada
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Excelente post! Vi que estou fazendo "quase" tudo certo até aqui. É porque às vezes estou tão cansada que durmo junto com ele até meia-noite. Mas daqui pra frente vou fazer dessa forma e calibrar bem como faço (uma mamada caprichada e depois mamadeira bem gostosa, quentinha). É porque ele está crescendo e devo então introduzir alimentos sólidos durante o dia para que não acorde mais à noite como fez essa semana. Beijos e tranquilidade mamães, pois com o tempo tudo melhora!

    ResponderExcluir
  9. ola..nao entendi que horas devo dar umtima mamadeira? minha filha vai fazer 9 meses e ela dorme as 20 hs...acorda sempre de madrugada..depois as 6 da manha.....dou mamadeira as 20hsss ..depois dou outra mamadeira as 23 hs..dai ela acorda tem dias as 2..ou 4 h mama peito...depois volta dormir e acorda as 6 manha

    ResponderExcluir
  10. meninas, qdo fiquei grávida, li o livro inteiro " a encantadora de bebês", e, depois q a minha filha nasceu, não apliquei nada do q tinha sido dito no livro. Simplesmente, fui conhecendo a minha bebê, e seguindo o ritmo natural dela. É claro q todo bebê precisa de uma rotina, então deixo ela dormir o qto quiser durante o dia, e, à noite, perto das 20h, coloco uma música tranquila, deito dentro do cercadinho de brinquedos dela, e deixo q brinque um pouco, mas não fico agitando, mostro q está perto da hora de dormir…. então, dou uma mamadeira de suco de laranja lima, ou de melão, e levo p/ cama … deito c/ ela, e, por volta das 20h 15 min já está dormindo profundamente, coloco no berço, e, ás 22h30, dou uma mamadeira de leite aptamil 3 c/ mucilon ( ah! ela toma a mamadeira dormindo mesmo)…. depois, ela só acorda às 06 da manhã…. Ela tem 10 meses, e se acostumou c/ essa rotina… Acho q não devemos ficar muito presas aos livros, já q cada bebê tem a sua personalidade, mas acredito q todos se acostumam c/ uma rotina de sono, basta ter paciência, e repetir o mesmo comportamento todos os dias. Espero q tenha ajudado ;)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. minha filha tem 2 meses, nao consigo deixar ela acordada durante o diaa e assim nao dorme a noitee, ela acorda e qnd vou da de mamar dorme de novo, nao sei mais o q fazer, me ajudeem!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha tem dois meses e comecou a dormir 5-6h por noite, mas de dia mama a cada 3h. Enquanto isso meus seios ficam super cheios de noite. O que devo fazer pra fazer pra evitar infeccoes? ja tive uma mastite com direito a abcesso, fico morrendo de medo. Devo acorda-la pra mamr de noite ou tentar espacar mais as mamadas de dia, digamos pra 4h. E a noite se ela domri mais, é melhor ordenhar o leite com a mao, até q ela adorde?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia....minha filha é um bençao dorme a noite toda, li o livro a adquiri algumas tecnicas e observo o comportamento do meu bb, aos 2 meses ela ja dormia no berço. Meninas observem a sua rotina o bb tem q mtos habitos nossos, acostume o bb com o habito certo, nao com o mais comodo.

    ResponderExcluir
  16. Se diluir 1 Rohipinol em 100ml de água e colocar 2 gotas na boca do bebê não funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu quer dar um "boa noite, cinderela" pro bebê???

      Excluir