Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dicas para o bebê dormir a noite inteira

A Encantadora de Bebês acredita que a maioria dos problemas de sono são, na verdade, problemas de alimentação. Por exemplo, se um bebê não dorme à noite toda entre 6 e 8 semanas, significa que ele não está mamando o suficiente durante o dia. Algumas dicas, então:

* Se o bebê já dorme de 5 a 6 horas por noite, e de repente começou a acordar de madrugada com fome, pode ser - e provavelmente é - um impulso do crescimento. Sendo assim, alimente o bebê naquela noite, mas no dia seguinte aumente a quantidade de leite ingerida. Se você amamenta somente com leite materno, diminua em meia hora a frequência das mamadas. Se alimenta com leite artificial, aumente em 30ml cada mamadeira.

* É importante prestar atenção à duração das sonecas durante o dia. Se o bebê dorme mais de 2 horas durante uma soneca, é claro que isso vai interferir no sono noturno. Sendo assim, deixe o bebê dormir por 1h30, no máximo 2h, durante o dia. Isso equivale a uma frequência de mamada de 3h - mamar, brincar, trocar fralda, dormir - então dormir mais tempo significa que ele está mamando menos durante o dia, por isso acordará à noite com fome.

* Se o bebê acorda no mesmo horário todas as noites, parecendo um reloginho, pode ser que ele já tenha adquirido um mau hábito. Nesse caso, é necessário verificar duas coisas: 1) se, quando ele acorda, está realmente com fome, ou mama só um pouquinho e já dorme, e 2) se, quando ele acorda, você brinca muito com ele. Se ele está realmente com fome, isso significa que ainda é cedo para tirar essa mamada, pois ele precisa do suprimento a mais de leite. No entanto, recomenda-se aumentar as mamadas durante o dia para ver o resultado. Se mesmo assim ele continuar mamando bastante, espere mais uma semana. Se quando ele acorda você brinca muito com ele, ele já está aprendendo a acordar para ficar brincando com a mamãe. Nesse caso, quando ele despertar, seja amorosa e carinhosa, mas não brinque muuuito. Faça o que tem que ser feito, mas sem dar a impressão que já é hora de levantar. O bebê precisa aprender que aquela é hora de dormir. mantenha a luz baixa (no máximo um abajour fraco) e fale bem baixinho, se achar necessidade de falar alguma coisa.

* Aqui entra uma técnica que ela chama de "mamada dos sonhos", que significa "calibrar o tanque" antes da madrugada. Por exemplo, em um bebê cuja rotina é de 3x3 horas:

17h00 - mamar menos que o habitual (60ml em vez de 120ml, por exemplo)
19h00 - (somente 2h depois) mamar normalmente e, depois disso, dar um banho bem gostoso, fazer uma massagem, enrolá-lo em uma manta e tudo o mais que verdadeiramente o relaxe - é 99% de certeza que ele durma agora
22h00 - (ou 23h00, no máximo) amamente-o ou dê a mamadeira com leite artificial com ele dormindo. se ele toma geralmente 120ml, dê 150ml ou 180ml. se ele mama no peito, deixe-o mamar o tempo que conseguir. a ideia é ele "encher o tanque" mesmo, de forma que aguente 5 ou 6 horas sem mamar. alguns bebês demoram a pegar o bico do seio ou da mamadeira dormindo, então é necessário insistir durante vários dias seguidos até conseguir.

É fundamental combinar essa técnica com o aumento das mamadas durante o dia, pois é a frequência que garante um bom suprimento para a noite toda.

* "Dormir a noite toda", para um bebê de 2 a 3 meses, significa de 5 a 6 horas - ou seja, da meia-noite às 6h. Tem gente que acha que os bebês devem dormir 10h por noite sem acordar com fome. Bom, há bebês que dormem, mas isso vai da personalidade de cada um! Agora, o normal, o esperado, é que durma de 5 a 6 horas, o que já é considerado dormir a noite inteira. "Dormir a noite inteira" também significa que, quando ele acorda para mamar, ele mama e dorme, sem ficar um período acordado. Então, se ele dorme às 19h, mama às 22h30, às 2h30 e acorda às 6h, sim, ele está dormindo a noite inteira. É bom diminuir as expectativas. O primeiro passo, com a mamada dos sonhos, é cortar a mamada das 2h30, mas isso só acontecerá se você fizer tudo direitinho durante o dia (ajustando as mamadas) e se ele não estiver passando por um ilpulso de crescimento, que também dura pouco tempo.

* A "mamada dos sonhos" não deve ser dada depois das 23h, pois senão você divide a noite, o que é justamente o que quer evitar. O bebê não está nem aí para um dia de 24h - ele não sabe o que isso significa. Mas você pode ensiná-lo o que é dia e o que é noite. Se você amamentá-lo muitas vezes durante a noite, então, ele não verá qualquer problema em acordar de madrugada para mamar de 3 em 3h, como faz durante o dia. Por isso é importante estender a sonequinha das 20h30 (depois da mamada das 19h), e depois colocá-lo no berço à meia-noite, após a mamada das 23h. Se você estender em 1h essa soneca e o amamentá-lo à meia-noite, querendo que ele durma da 1 às 7h, por exemplo, não vai surtir o mesmo efeito, pois ele terá dormido muito antes dessa mamada, e depois não terá sono.

43 comentários:

  1. Ola Tais, tenho um bebezinho de quase 8 meses...e gostaria de saber ate qdo vc deu a mamada dos sonhos? E como vc fez para ele nao acordar? To muito em duvida..Obrigada...ah, sinto falta dos seus comentarios sobre a rotina do seu bebe, sei que nao e mais seu objetivo, mas ajudava MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Tais!
    Tenho uma duvida com relação a essa rotina..as 17:00 o bebe mama e fica acordado até as 19:00? Depois as 19:00, mama, bainho e dorme até as 22:00 e ja dou a mamada dos sonhos?ou seja dorme quase 3 horas seguidas e embala na mamada dos sonhos?Agradeço seus esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tenho uma filha de quase 10 meses e gostaria de saber se esse método serve também para ela.

    ResponderExcluir
  4. minha filha tem 1 ano e 9 meses e a hora do sono p nos e um problema. tem 1 mes q tirei a mama mas ela sempre acorda 3 vezes na noite e so sossega se a gente colocar na cama. ela se alimenta bem janta e antes de dormir umas 10 hs toma mingau. n sei o q fazer, ja vi sos baba e super nanny deixar chorar ate dormir mas acho q n consigo fazer isso, o q faco?

    ResponderExcluir
  5. Meu bebê tem 5 meses ele acorda uams 8:00 da manhã depois dorme por volta de meio dia depois por volta das tres da tarde depois por volta das dezoito dezessete horas, ai ele dorme umas nove dez horas mas fica acordando de noite, testei umas duas semanas dar o Nã por volta da meia noite mas mesmo assim umas quatro horas da manhã ele acorda pra mamar no peito depois as seis e fica dormindo e acoradnado até umas oito, to fazendo tudo errado né, to tão insegura, e ele só dorme depois de mamar ou ninando.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post!
    Muitas vezes as novas mamães não associam as mamadas ao sono noturno da criança, esse post é um grande auxílio não somente para fazer com que o bebê durma a noite toda, mas para o entendimento dos processos de alimentação e sono dele, que tanto difere dos nossos... Começando, inclusive, pela quantidade de horas do que se considera “uma noite inteira”! Parabéns pelo post!
    http://artbabydf.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi meu bebê tem 10 meses e acorda de 2 em 2 horas para mamar dou mama as 00:30 dai mas não adianta ele acorda varias vezes .
    Ele mama somente no seio agora que estou conseguindo dar 100 ml de mamadeira antes do banho as 19:00
    Por favor se puder me dar uma orientação como fazer para ele dormir a noite
    Obrigada
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Excelente post! Vi que estou fazendo "quase" tudo certo até aqui. É porque às vezes estou tão cansada que durmo junto com ele até meia-noite. Mas daqui pra frente vou fazer dessa forma e calibrar bem como faço (uma mamada caprichada e depois mamadeira bem gostosa, quentinha). É porque ele está crescendo e devo então introduzir alimentos sólidos durante o dia para que não acorde mais à noite como fez essa semana. Beijos e tranquilidade mamães, pois com o tempo tudo melhora!

    ResponderExcluir
  9. ola..nao entendi que horas devo dar umtima mamadeira? minha filha vai fazer 9 meses e ela dorme as 20 hs...acorda sempre de madrugada..depois as 6 da manha.....dou mamadeira as 20hsss ..depois dou outra mamadeira as 23 hs..dai ela acorda tem dias as 2..ou 4 h mama peito...depois volta dormir e acorda as 6 manha

    ResponderExcluir
  10. meninas, qdo fiquei grávida, li o livro inteiro " a encantadora de bebês", e, depois q a minha filha nasceu, não apliquei nada do q tinha sido dito no livro. Simplesmente, fui conhecendo a minha bebê, e seguindo o ritmo natural dela. É claro q todo bebê precisa de uma rotina, então deixo ela dormir o qto quiser durante o dia, e, à noite, perto das 20h, coloco uma música tranquila, deito dentro do cercadinho de brinquedos dela, e deixo q brinque um pouco, mas não fico agitando, mostro q está perto da hora de dormir…. então, dou uma mamadeira de suco de laranja lima, ou de melão, e levo p/ cama … deito c/ ela, e, por volta das 20h 15 min já está dormindo profundamente, coloco no berço, e, ás 22h30, dou uma mamadeira de leite aptamil 3 c/ mucilon ( ah! ela toma a mamadeira dormindo mesmo)…. depois, ela só acorda às 06 da manhã…. Ela tem 10 meses, e se acostumou c/ essa rotina… Acho q não devemos ficar muito presas aos livros, já q cada bebê tem a sua personalidade, mas acredito q todos se acostumam c/ uma rotina de sono, basta ter paciência, e repetir o mesmo comportamento todos os dias. Espero q tenha ajudado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual as proporções de aptamil e mucilon que vc mistura para sua bb? Vc coloca com água normal?

      Excluir
    2. Esse horário pode ser aplicado a bb de quase 3 meses

      Excluir
    3. Oi Silvia Duarte. Sempre impus essa rotina no meu filho também e ele sempre dormiu bem. Hj ele está com 8 meses e já tem a msm hrs de sono q está neném. Vale muito a pena colocar rotina e ser firme nela.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. minha filha tem 2 meses, nao consigo deixar ela acordada durante o diaa e assim nao dorme a noitee, ela acorda e qnd vou da de mamar dorme de novo, nao sei mais o q fazer, me ajudeem!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha tem dois meses e comecou a dormir 5-6h por noite, mas de dia mama a cada 3h. Enquanto isso meus seios ficam super cheios de noite. O que devo fazer pra fazer pra evitar infeccoes? ja tive uma mastite com direito a abcesso, fico morrendo de medo. Devo acorda-la pra mamr de noite ou tentar espacar mais as mamadas de dia, digamos pra 4h. E a noite se ela domri mais, é melhor ordenhar o leite com a mao, até q ela adorde?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia....minha filha é um bençao dorme a noite toda, li o livro a adquiri algumas tecnicas e observo o comportamento do meu bb, aos 2 meses ela ja dormia no berço. Meninas observem a sua rotina o bb tem q mtos habitos nossos, acostume o bb com o habito certo, nao com o mais comodo.

    ResponderExcluir
  16. Se diluir 1 Rohipinol em 100ml de água e colocar 2 gotas na boca do bebê não funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu quer dar um "boa noite, cinderela" pro bebê???

      Excluir
    2. Tá zoando neh? JAMAIS! Corre o risco de dar uma depressão respiratória no bb e morrer! NUNCA dê medicamentos ao bb sem a prescrição do pediatra, especialmente medicamentos tarja preta.

      Excluir
    3. Tá zoando neh? JAMAIS! Corre o risco de dar uma depressão respiratória no bb e morrer! NUNCA dê medicamentos ao bb sem a prescrição do pediatra, especialmente medicamentos tarja preta.

      Excluir
    4. Emir calife vc devia tomar um vidro d rophinol seu doente .

      Excluir
    5. Emir calife vc devia tomar um vidro d rophinol seu doente .

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  17. Minha bebe tem 2 meses e tem uma semana que ela ñ dorme de madrugada, fica mais de 12 horas sem dormir. Durante o dia quando pega no sono ela dorme 5 horas. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  18. Minha bebe tem 2 meses e tem uma semana que ela ñ dorme de madrugada, fica mais de 12 horas sem dormir. Durante o dia quando pega no sono ela dorme 5 horas. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Minha filha tem 10 meses e até hoje nao dormr bem. É muito inquieta durante a noite. Ela dorme ás 9h da noite e fica acordando a cada meia hora...só consegue esticar um pouco o sono após 1h da manha. O que eu faço? Alguem ai passou ou passa por isso?

    ResponderExcluir
  20. Boas dikas e +/- o qe tenho feito com a minha bebe de quase 2meses. Só tenho JMA duvida ela qer sempre comerem pausas de 2h30min

    ResponderExcluir
  21. Boas dikas e +/- o qe tenho feito com a minha bebe de quase 2meses. Só tenho JMA duvida ela qer sempre comerem pausas de 2h30min

    ResponderExcluir
  22. 30ml = +- 1 hra de sono em bebês até 3 meses. Necessidade de leite = 150ml × peso do bebê em kg. Esperem o bebê bocejar de 2 a 3 vezez entre 18:00 e 00:00 para entrar no ciclo de sono e aproveitem esse momento e apliquem a posição que ele mais gosta e façam silêncio ou falem bem baixinho. Meia luz... tudo q nos relaxa se aplica a eles: banho quente... musicas leves etc. Qdo der certo uma vez repita pra criar a rotina e seja feliz!

    ResponderExcluir
  23. Daniela posso te ajudar se quiser me chama no WhatsApp 99727-1489

    ResponderExcluir
  24. Oiii meninas bom to pasando um processo dificil tudo mudou depois qe tive qe vir embora e estou por um tempo na casa da minha mae meu bebe qando esta em casa so chora so qer mamar se deixar toda hora se nao é peito é mamadeira e a noite ele dorme no meu peito bom dormiu ele de madrugada acorda varias veses pra mamar de 4 a 5 as veses ate mais veses nao aguento to um caco deis de qando ele nasceu ele nunca durmiu a noite toda mes qe vem ele faz 1 ano por favor alguem me ajude a e ele mudou o comportamento dele ficou um pko pior porqe estamos durmindo na sala ele e minha filha de 3 anos no sofa e eu e meu espozo no colchão de solteiro atraz do sofa.essa noite ele dormiu mamou era umas 9 e pko e acordou aos beros umas 11e pko ai dei mamadeira pra ele e ele acordou umas meia noite e pko aos beros mamou no peito e dormiu nem mamou muito ai meu espozo viu que ele tinha caido no sofa fomos tirar ele do meio da gente ele acordou na hora meu deus alguem me ajudem por favor não sei mais oke eu faço se eu ponho algum suplimento no leite pra sustentar para ele dormir mais me chamem no wats por favor me ajudem 018981054709 deus abençoe. ...

    ResponderExcluir
  25. Diz dizer qe ele dormiu e meu espozo foi por ele no sofa desculpem

    ResponderExcluir
  26. minha bebe tem dois meses e meio dou banho sempre entre 20:30 e 21:00 ela mama as vezes já dorme as vezes não. quando ela dorme sou a mamada dos sonhoa as 23 ela dorme direto até 7:30 e quando fica acordada dou tb última mamada as 23 e ela tb vai até as 7:30 depois quando acorda mama muito fica uma hora acordada e faz mais um cochilo. mas durante o dia ela faz só pequenos cochilos e mama normalmente de 2 em 2 horas. já dorme no quarto dela. uma bênção.

    ResponderExcluir
  27. minha bebe tem dois meses e meio dou banho sempre entre 20:30 e 21:00 ela mama as vezes já dorme as vezes não. quando ela dorme sou a mamada dos sonhoa as 23 ela dorme direto até 7:30 e quando fica acordada dou tb última mamada as 23 e ela tb vai até as 7:30 depois quando acorda mama muito fica uma hora acordada e faz mais um cochilo. mas durante o dia ela faz só pequenos cochilos e mama normalmente de 2 em 2 horas. já dorme no quarto dela. uma bênção.

    ResponderExcluir
  28. Olá meu bebê tem 3 meses várias noites ele dormiu entre 7 e 8 seguidas mais há algumas noites q ele acorda a 1 e 40 da manhã com resmungos não parece choro de fome, espero um pouco e vou no quarto dele e ele está se mexendo muito ofereço o seio ele mama 10 min e larga parecendo não ter fome, então fico em dúvida se eh fome ou nau, por favor me ajude! Não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  29. Olá, meu bebe tem 1ano e 7 meses e ainda acorda pra tomar míngua, a noite ele janta as 19 hs e as 22 toma míngua,mais n impede dele acordar na madrugada para comer. Ja tentei tirar mais ele fica o resto da madrugada acordado dando trabalho e n dorme mais, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  30. Não entendo essa mamada dos sonhos! E não vai por pra arrotar não? Se eu ponho meu bebe sem arrotar ele vomita tudo e se molha todo e chora e se engasga. Se eu coloco ele pra arrotar ele desperta. Não to conseguindo fazer essa mamada dos sonhos ai não. Me ajudem gente. Meu bebê tem dois meses e não dorme nada. Estou no ponto máximo de exaustão!

    ResponderExcluir
  31. Meu bebe tem 8 meses nunca foi de dormir mais de 2h a noite agora acorda a cada 1h as vezes a cada 30min para mamar penso em começar a dar aptamil para ver se ele dorme melhor a noite. Mas claro continuarei dando o peito durante o dia

    ResponderExcluir