Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Estudo de caso: "acordar de 40 em 40 minutos"


Meu filho só dorme 40 minutos. É um relógio. Ele fica acordado 1 hora e meia. Quando ele já está 1 hora acordado, eu já faço isso, diminuo o nível de energia. Coloco canção de caxinha de música, sinto que ele relaxa. Ele dorme resmungando um pouco (leva entre 5 e 15 minutos).
Dentro de 40 minutos é certo, ele se mexe e acorda (vejo pelo monitor).
Antes eu ficava esperando para evitar a paternidade acidental e então, ele acabava despertando mais ainda e ficava irritado.
Às vezes, se eu entro logo e coloco a chupeta e faço xiiii, ele volta a dormir. Achei que ele ia se acostumar. Isso já tem um mês. Muito raramente ele dorme 1 hora e meia direto.
À noite, ele dorme por 5 ou 6 horas direto, o que é apropriado para sua idade. Ele vai fazer 4 meses dia 26 de março. E já tenho que passá-lo para a rotina de 4 horas, sendo que ele não está legal nem na de 3 horas.
A alimentação é excelente. Ele mama muito bem. O problema maior são as sonecas.
Conclusão: passo o dia colocando ele para dormir. Porque ele não dorme 1 hora e meia e quando acorda (1, 2 ou até 3 vezes), tenho que colocá-lo para dormir novamente.
O que está errado?
Em primeiro lugar, desculpe pela demora em responder. Agora acho que vai ser mais tranquilo responder todos os e-mails que eu recebo. Seu filho já está com mais de cinco meses e o problema pode ter mudado, mas vou responder mesmo assim, pois pode ajudar outras mamães que estejam passando por algo parecido.
Em segundo lugar, vamos falar um pouco sobre o sono dos bebês. Cada ciclo do sono dura, em média, 45 minutos. Se ele está acordando depois desse ciclo e despertando, é porque algo que acontece nesse momento o faz automaticamente despertar. Pode ser o fato de você já ter tentado dar mamadeira para ele, colocá-lo na cama, niná-lo, enfim, qualquer coisa.
Quando você vai colocá-lo para dormir, você diminui as luzes? Alguns bebês são tão estimulados que só dormem se estiver bem escurinho.
Está certo que ele está acordando por estar superestimulado.
Sobre passar para a rotina de 4h, isso deve ser natural e feito de forma sutil, não de uma hora para a outra. Você disse que a amamentação está ok, mas que ele não fica bem na rotina de 3x3h. Não entendi essa parte.
Será que os seus dias não estão muitos agitados?
Será que não aconteceu algo que esteja alterando a rotina dele?
Será que ele não estava passando por um salto de desenvolvimento?

3 comentários:

  1. Thais comentou: "À noite, ele dorme por 5 ou 6 horas direto, o que é apropriado para sua idade." Minha filha tem 3 meses e já dorme 12 horas seguidas à noite. Até onde eu sei, bebes a partir de 8 semanas já conseguem dormir entre 7- 8horas à noite, e apartir de 12 semanas já conseguem dormir entre 10-12 horas por noite.

    ResponderExcluir
  2. Ana, graças a Deus por isto, a maioria dos bebês que conheço realmente dormem direto somente de 5 a 6h. Meu filho e de algumas amigas acordam nas horas exatas das mamadas, 3-3h, meu bebê já tem 7 meses, queria muito, muito mesmo que ele já dormisse 12h como tenho amigas que dizem q dormem, todas elas são mães de meninas. Gostaria mesmo de saber qual a diferença nesta parte de meninos e meninas... Tenho minhas dúvidas onde estou errando, mesmo colocando a rotina...

    ResponderExcluir
  3. Meu BB tem dias e n dorme muito bem nem de dia nem a noite, ele dorme cerca de 40 minutos dai quando acorda quer mamar

    ResponderExcluir