Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Estudo de caso: bebê acorda a noite toda com 7 meses

"estou numa situação dificil com a minha filha, já tentei de tudo da tracy, a minha filha está acordando a noite com 7 meses e não sei o que faço, já tentei a chupeta, pu/pd, acordar um pouco antes mas tudo ela se irrita e começa a chorar bastante, só para no peito mesmo e ela tem um sono bem agitado, se mexe muito com o olho fechado quando vai voltar a dormir e geralmente começa a chorar, preciso de ajuda com isso, não aguento mais ficar acordando 2 a 3 vezes de madrugada." - D.

A primeira coisa a ser analisada é se vocês têm uma rotina estruturada durante o dia.

A segunda, é se a introdução de alimentos sólidos já está estável, ou seja: ela está comendo bem e não sente falta do leite no lugar da comida.

A terceira, é se antes ela dormia bem. Se sim, provavelmente é uma fase com muitas variáveis: dentição, alimentação, ansiedade da separação etc. Se não, é resultado de paternidade acidental.

Se for uma das variáveis acima, ter uma rotina estruturada dará base para tudo voltar ao normal depois.

O que você pode fazer:

- O mais importante: não "tente de tudo". Quando você faz isso, apenas superestimula o bebê. É necessário descobrir a real causa do problema e focar na solução daquilo. Quando atiramos para todos os lados, isso não é possível.

- Se ainda não tem, implemente uma rotina estruturada no dia-a-dia de vocês.

- Verifique se não é fome. Ajuste a alimentação diária e observe os resultados aos poucos. Se não for fome, faça o PU/PD.

- Observe as variáveis citadas anteriormente.

6 comentários:

  1. Eu tbm estou desesperada, meu filho fará 10 meses daqui a 7 dias. Nunca dormiu a noite toda, já li milhares de livros e artigos, livro da Tracy, nana nenê, internet etc, fiz técnicas...ele tem ua rotina rígida...acorda as 7:00h, mama, as 9 dorme, acorda as 10h come fruta, almoça as 12:00h, dorme 13:30h até 15:30h, lancha (mamadeira e fruta), toma bastante água, toma banho 18:30h, janta as 19h, dorme as 20h, acorda de 2 em 2 horas até as 7h da matina, fica em pé no berço, não pego no colo, apenas deito e coloco chupeta, cai a chupeta chora e assim vai a noite toda...o q faço de errado?? Preciso de solução. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situacao aqui nem cm rotina ta adiantando to estremamente cansada n sei o q fazer

      Excluir
  2. Olá...
    Meu filhote, Arthur, esta com 5 meses, só mama no peito - essa semana iniciamos o suquinho as 10hrs. Desde que viemos da maternidade seguimos uma rotina rigorosa... No primeiro mês ele dormia no moisés ao lado da minha cama, a partir do 2o mês ele foi pro berço e dormia das 23h30 até umas 7hrs ou 8hrs da manhã, mamava e dormia novamente até as 10hrs.
    Nunca mudei a rotina dele e de umas 3 semanas pra cá ele vem acordando a cada 1 hora e meia 2 hrs na noite...
    Ele nunca conseguiu dormir sozinho, seja de dia seja de noite, sempre no peito e depois boto ele no berço... Nunca pegou a chupeta, do 2o mês até o 4o ele dormia a noite toda, 8hrs direto sem intervalo... agora vem acordando muito, percebo que não é fome pq ás vezes ele fica apenas 2 minutinhos no peito e já dorme, outras vezes ele dorme e acorda 30 minutos depois... enfim... essas últimas noites tem sido um tormento...
    Dou banho por volta das 20hrs e 21hrs, e como só mama no peito é sobre livre demanda... As 22hrs vamos pro quarto, com meia luz, TV apagada, silêncio delicioso, ele dorme rapidinho mas se acorda a 1a vez - por volta das 00h30 - então, acorda a cada 1h30 e 2hrs...
    Já tentei fazê-lo dormir sozinho, mas ele chora tanto, fica tão nervoso que aí é que não dorme mesmo...
    Primeiro: qual a sugestão para conseguir fazê-lo dormir sozinho?
    Segundo: Porquê ele vem acordando a noite, sendo que sempre dormiu a noite toda?
    Obrigada a todas:
    Iris Martoni

    ResponderExcluir
  3. Oi minha bebe também está assim não sei mais o que fazer edormindoa super bem 23:00 até 07:00 só acordava 11;00 a um mês está me dando trabalho ela fez 4 meses o que pode ser? ???

    ResponderExcluir
  4. Oi minha bebe também está assim não sei mais o que fazer edormindoa super bem 23:00 até 07:00 só acordava 11;00 a um mês está me dando trabalho ela fez 4 meses o que pode ser? ???

    ResponderExcluir