Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Olá, Thais! Tudo bem?
Parabéns pelo blog e pelo seu bebê... ele é muito lindo!!!
Adorei seu blog pois é muito prático e mostra de uma forma objetiva como aplicar as rotinas da Encantadora de bebês.
Tenho uma bebê de 40 dias e estou com uma dúvida e se vc puder me auxiliar, agradeço muito.
Como ela é RN, não sei o que fazer quando acordá-la de 3 em 3h... se é pra dar de mamar imediatamente (mas aí isso ñ seria a mamada dos sonhos????) ou como mantê-la acordada depois das mamadas já que automaticamente ela dorme qdo. amamento.
Preciso urgente de um help pra tentar fazer a rotina da certo.
Desde já muito grata e bjs
Tati e Any
Tati, você está com alguns conceitos equivocados. A mamada dos sonhos é para ser dada à noite, como última mamada do dia. A rotina de 3x3h é durante o dia. D~e uma olhadinha no site para conhecer melhor

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dicas para o bebê dormir a noite inteira

A Encantadora de Bebês acredita que a maioria dos problemas de sono são, na verdade, problemas de alimentação. Por exemplo, se um bebê não dorme à noite toda entre 6 e 8 semanas, significa que ele não está mamando o suficiente durante o dia. Algumas dicas, então:

* Se o bebê já dorme de 5 a 6 horas por noite, e de repente começou a acordar de madrugada com fome, pode ser - e provavelmente é - um impulso do crescimento. Sendo assim, alimente o bebê naquela noite, mas no dia seguinte aumente a quantidade de leite ingerida. Se você amamenta somente com leite materno, diminua em meia hora a frequência das mamadas. Se alimenta com leite artificial, aumente em 30ml cada mamadeira.

* É importante prestar atenção à duração das sonecas durante o dia. Se o bebê dorme mais de 2 horas durante uma soneca, é claro que isso vai interferir no sono noturno. Sendo assim, deixe o bebê dormir por 1h30, no máximo 2h, durante o dia. Isso equivale a uma frequência de mamada de 3h - mamar, brincar, trocar fralda, dormir - então dormir mais tempo significa que ele está mamando menos durante o dia, por isso acordará à noite com fome.

* Se o bebê acorda no mesmo horário todas as noites, parecendo um reloginho, pode ser que ele já tenha adquirido um mau hábito. Nesse caso, é necessário verificar duas coisas: 1) se, quando ele acorda, está realmente com fome, ou mama só um pouquinho e já dorme, e 2) se, quando ele acorda, você brinca muito com ele. Se ele está realmente com fome, isso significa que ainda é cedo para tirar essa mamada, pois ele precisa do suprimento a mais de leite. No entanto, recomenda-se aumentar as mamadas durante o dia para ver o resultado. Se mesmo assim ele continuar mamando bastante, espere mais uma semana. Se quando ele acorda você brinca muito com ele, ele já está aprendendo a acordar para ficar brincando com a mamãe. Nesse caso, quando ele despertar, seja amorosa e carinhosa, mas não brinque muuuito. Faça o que tem que ser feito, mas sem dar a impressão que já é hora de levantar. O bebê precisa aprender que aquela é hora de dormir. mantenha a luz baixa (no máximo um abajour fraco) e fale bem baixinho, se achar necessidade de falar alguma coisa.

* Aqui entra uma técnica que ela chama de "mamada dos sonhos", que significa "calibrar o tanque" antes da madrugada. Por exemplo, em um bebê cuja rotina é de 3x3 horas:

17h00 - mamar menos que o habitual (60ml em vez de 120ml, por exemplo)
19h00 - (somente 2h depois) mamar normalmente e, depois disso, dar um banho bem gostoso, fazer uma massagem, enrolá-lo em uma manta e tudo o mais que verdadeiramente o relaxe - é 99% de certeza que ele durma agora
22h00 - (ou 23h00, no máximo) amamente-o ou dê a mamadeira com leite artificial com ele dormindo. se ele toma geralmente 120ml, dê 150ml ou 180ml. se ele mama no peito, deixe-o mamar o tempo que conseguir. a ideia é ele "encher o tanque" mesmo, de forma que aguente 5 ou 6 horas sem mamar. alguns bebês demoram a pegar o bico do seio ou da mamadeira dormindo, então é necessário insistir durante vários dias seguidos até conseguir.

É fundamental combinar essa técnica com o aumento das mamadas durante o dia, pois é a frequência que garante um bom suprimento para a noite toda.

* "Dormir a noite toda", para um bebê de 2 a 3 meses, significa de 5 a 6 horas - ou seja, da meia-noite às 6h. Tem gente que acha que os bebês devem dormir 10h por noite sem acordar com fome. Bom, há bebês que dormem, mas isso vai da personalidade de cada um! Agora, o normal, o esperado, é que durma de 5 a 6 horas, o que já é considerado dormir a noite inteira. "Dormir a noite inteira" também significa que, quando ele acorda para mamar, ele mama e dorme, sem ficar um período acordado. Então, se ele dorme às 19h, mama às 22h30, às 2h30 e acorda às 6h, sim, ele está dormindo a noite inteira. É bom diminuir as expectativas. O primeiro passo, com a mamada dos sonhos, é cortar a mamada das 2h30, mas isso só acontecerá se você fizer tudo direitinho durante o dia (ajustando as mamadas) e se ele não estiver passando por um ilpulso de crescimento, que também dura pouco tempo.

* A "mamada dos sonhos" não deve ser dada depois das 23h, pois senão você divide a noite, o que é justamente o que quer evitar. O bebê não está nem aí para um dia de 24h - ele não sabe o que isso significa. Mas você pode ensiná-lo o que é dia e o que é noite. Se você amamentá-lo muitas vezes durante a noite, então, ele não verá qualquer problema em acordar de madrugada para mamar de 3 em 3h, como faz durante o dia. Por isso é importante estender a sonequinha das 20h30 (depois da mamada das 19h), e depois colocá-lo no berço à meia-noite, após a mamada das 23h. Se você estender em 1h essa soneca e o amamentá-lo à meia-noite, querendo que ele durma da 1 às 7h, por exemplo, não vai surtir o mesmo efeito, pois ele terá dormido muito antes dessa mamada, e depois não terá sono.