Páginas

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Desmistificando o "you" do EASY

Muitas mães reclamam do método EASY dizendo que não têm tempo para elas mesmas, e que o método EASY afirma que isso aconteceria no "you". Isso é pura falta de noção da realidade. Todas as pessoas sabem o quão trabalhosa é uma rotina com um bebê. É óbvio que, quando ele dorme, o "you" significa: "hora de fazer o que você precisa fazer". Se for prioridade descansar, você deve descansar. Se precisa lavar a roupa do bebê, vá lavar a roupa do bebê. Se precisa fazer o almoço, faça o almoço. Não está dizendo que é "hora da madame", mas "hora só sua", para fazer o que precisa ser feito sem estar se dedicando ao bebê.

Tendo uma rotina, você consegue planejar um pouco o seu dia e se programar para fazer tudo o que precisa. É claro que, vez ou outra, ele pode acordar antes, chorar, estar com dor, precisar de mais atenção. Por isso, é necessário ser flexível.

Mamada dos sonhos.

A mamada dos sonhos é uma técnica que não deve ser aplicada isolada, como muitas mães fazem, pois somente ela não resolverá absolutamente nada. A mamada dos sonhos deve ser aplicada junto com todo o método da Encantadora.

Trata-se de dar uma mamada com o bebê dormindo, entre 22h e 23h, para que ele não interrompa o sono para acordar com fome. Com o "tanque cheio", o bebê consegue dormir mais algumas horas, prolongando o período do sono.

A Encantadora recomenda que a técnica comece a ser aplicada com 6 semanas, mas muitas mães começam antes. É uma boa oportunidade para outras pessoas participarem da alimentação do bebê (sua mãe, seu marido etc).

Como fazer:
- Pegue o bebê com o cuidado de não acordá-lo;
- Posicione-o em seu seio para que ele mame através de seu reflexo de sucção; pode demorar alguns dias até que vocês consigam;
- Algumas mães preferem dar na mamadeira, o que é mais fácil; você pode tirar seu leite um pouco antes ou dar leite artificial;
- Quando ele terminar de mamar, mamou tão relaxado que não tem sequer necessidade de arrotar; se mesmo assim você ficar na dúvida, deixe-o de pé um pouco no seu ombro, mas não o acorde; depois, coloque-o no berço dormindo novamente.

Se ele acordar ou fizer cocô e você precisar trocar a fralda, repita o ritual do sono.

Paternidade acidental.

Chamamos de paternidade acidental tudo aquilo que fazemos na hora do desespero, quando não sabemos o que fazer, mas no fundo sabemos que não é a coisa certa a ser feita. Exemplos: sair com o bebê se ele não para de chorar, andar com ele no colo pela casa, colocar para dormir na cama dos pais etc. Qualquer decisão não planejada e tomada apenas porque o problema é resolvido de forma mais rápida é chamada de paternidade acidental. Se você não deseja prolongar esse tipo de situação, comece como deseja continuar.

Interpretando o choro do seu bebê

* Está com fome? (analise quando foi a última mamada e se ele mamou bastante)
* Fez xixi e vazou?
* Fez cocô?
* Está cansado? (se ele já mamou, está trocado e não dorme faz tempo, com certeza só precisa dormir)
* Está com frio ou com calor?
* Aconteceu algo de diferente? (entrou alguém no quarto com um perfume forte, você ficou fora o dia inteiro etc)
* Está com tédio? (às vezes ele só precisa mudar de lugar)
* Está com dor? (puxar as pernas para a barriga pode ser cólica, mas ele pode estar com qualquer outra dor: de ouvido, de garganta etc)
* Está doente? (meça a temperatura dele, veja se o nariz está entupido e outros sinais diferentes pelo corpo)

Vá eliminando os itens nessa ordem e tudo vai dando certo. Se tiver checado tudo isso e mesmo assim ele continuar chorando, talvez seja um motivo para ir ao pronto-socorro.

Meu filho recém-nascido não fica acordado durante muito tempo.

É normal e nem deve ser forçado a isso. RNs costumam ficar entre 1h e 1h15 acordados, incluindo o tempo da mamada. Se ele mamou durante 1h, troque a fralda e já inicie o ritual do sono, antes que ele fique superestimulado e chore. Não se preocupe que, com o passar do tempo, ele vai ficando cada vez mais tempo acordado. Até lá, respeite o seu ritmo.

Meu filho não quer pegar a chupeta.

O que você pode fazer:
- compre uma chupeta ortodôntica e adequada à idade do seu bebê;
- se ele tem mais de 3 meses e nunca chupou chupeta, melhor nem começar - a necessidade é para recém-nascidos;
- nunca ofereça a chupeta ao bebê com fome, somente com sono;
- posicione corretamente a chupeta na boca do bebê e espere que ele "a pegue", para só então soltá-la.

A transição dos 3 aos 4 meses.

O que acontece é que, aos 3 meses (alguns bebês passam por isso antes ou depois - conheça o seu filho), os bebês começam a sentir mais fome, pois descobrem o mundo à sua volta e estão se movimentando mais, o que significa gastar energia. O desenvolvimento também significa que seu estômago está crescendo. Assim, o bebê aguenta tomar mais leite.